TEATRO E CARNAVAL NA PANDEMIA: uma experiência pedagógica
Résumé
Com inspiração no trabalho e na experimentação de Bertolt Brecht em torno das peças didáticas, pretende-se, neste ensaio, apresentar e comentar um texto dramático construído, por esta pesquisadora, durante uma oficina de dramaturgia promovida pelo Teatro Vila Velha, no mês de agosto deste ano de 2020. A ideia é analisar a tensão existente entre três discursos presentes na composição dramatúrgica: o discurso dramático propriamente dito; um discurso político a respeito da sutileza do fascismo, suscitado pela obra; além de um discurso teórico, em tom metalínguístico, acerca do fazer teatral. Como ferramenta para a escrita e para a leitura coletiva, esta pesquisadora se vale da técnica do teatro didático de Brecht e de seus propósitos de influenciar os atuantes/leitores. PALAVRAS-CHAVE: Peças didáticas. Dramaturgia. Discurso político. Teorias do teatro. Leitor-atuante.
Téléchargements
Références
BRECHT, Bertolt. A compra do latão. Trad. Urs Zuber, com a colaboração de Peggy Berndt. Lisboa: Veja, 1999.
BRECHT, Bertolt. Aquele que diz sim e Aquele que diz não. In. BRECHT, Bertolt. Teatro completo em 12 volumes. Trad. Wolfgang Bader, Marcos Roma Santa e Wira Selanski. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. v. 3.
BRECHT, Bertolt. Der Jasager und der Neinsager, 29. Auflage. Frankfurt:Suhrkamp Verlag, 2013.
BRECHT, Bertolt. Diários de Brecht: diários de 1920 a 1922. Anotações autobiográficas de 1920 a 1954. Org. Herta Ramthun, Trad. Reinaldo Guarany. Porto Alegre: L&PM, 1995.
BRECHT, Bertolt. Gesammelte Werke in 20 Banden. Frankfurt am Main: Surkamp Verlag, 1982.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).