ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE O CINEMA E O TEATRO

Auteurs-es

  • Leonardo Barbosa Cerqueira Duarte Universidade Federal da Bahia

Résumé

O presente trabalho lança um olhar nas influências e interseções entre o cinema e o teatro ao longo do século XX, período em que a arte cinematográfica se desenvolveu e se consolidou. Nesse contexto, propõe uma análise nas obras dos cineastas Ingmar Bergman e Stanley Kubrick por uma vertente teatral e à luz do conceito recente de campo expandido das artes. Para tanto, serão adotados alguns termos e elementos do universo teatral, propostos como ferramentas de análise, tais como: dramaturgia, distanciamento, estratégias de desvio e teatralidade. PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Teatro. Vanguarda. Teatralidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Leonardo Barbosa Cerqueira Duarte, Universidade Federal da Bahia

Leonardo Duarte é Arquiteto e Urbanista, graduado pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1999); é bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Direção Teatral, também pela UFBA (2008) e especialista em Arte e Patrimônio Cultural pela Faculdade do Mosteiro de São Bento da Bahia (2013).

Références

ANDREW, J. Dudley. As Principais Teorias do Cinema: Uma Introdução. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: Uma História Concisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. 6. ed. Trad. Federico Carotti e Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

AUMONT, Jacques. As Teorias dos Cineastas. Trad. Marina Appenzeller. In: Coleção Campo Imagético. Campinas: Papirus, 2004.

BERNADET, J.C., KNAPP, W., ROSSI, C. O que é Jornalismo, Editora, Cinema. In: Coleção Primeiros Passos. Vol. 10. São Paulo: Círculo do Livro, 1980.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

CIMENT, Michel. Kubrick. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

CALVINO, Ítalo. Seis Propostas Para o Próximo Milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

DROGUETT, Juan Guillermo. O Gênio Atrás da Lente: Percurso Filmográfico do Desejo na Obra de Stanley Kubrick. São Paulo: B4 Editores, 2014.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidade e Performatividade na Cena Contemporânea. Revista Repertório, Salvador, Ano 14, nº 16, p. 11-23, 2011. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/5391 Acesso em: 26 ago. 2020.

FREITAS, Nanci de. A Cena Contemporânea e o Campo Ampliado das Artes: das

vanguardas ao teatro performativo. Revista Percevejo Online, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 1-15, jul-dez 2015. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/5688 Acesso em: 26 ago. 2020.

FURTADO, Marli Terezinha. Bertolt Brecht e o Teatro Épico. Revista Fragmentos, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 9-19, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fragmentos/article/view/4826/4132 Acesso em: 04 set. 2020.

HEGEL, G. W. F. Cursos de Estética. Vol. III e IV. Trad. Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. São Paulo: Edusp, 2002.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios: 1875 – 1914. Trad. Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.

ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Sobre a Fábula e o Desvio. Rio de Janeiro: Sete Letras; Teatro do Pequeno Gesto, 2013.

XAVIER, Ismail. Eisenstein: a construção do pensamento por imagens. In: Artepensamento. Adauto Novais (org.). São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-29