ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE O CINEMA E O TEATRO
Resumen
O presente trabalho lança um olhar nas influências e interseções entre o cinema e o teatro ao longo do século XX, período em que a arte cinematográfica se desenvolveu e se consolidou. Nesse contexto, propõe uma análise nas obras dos cineastas Ingmar Bergman e Stanley Kubrick por uma vertente teatral e à luz do conceito recente de campo expandido das artes. Para tanto, serão adotados alguns termos e elementos do universo teatral, propostos como ferramentas de análise, tais como: dramaturgia, distanciamento, estratégias de desvio e teatralidade. PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Teatro. Vanguarda. Teatralidade.
Descargas
Citas
ANDREW, J. Dudley. As Principais Teorias do Cinema: Uma Introdução. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: Uma História Concisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. 6. ed. Trad. Federico Carotti e Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
AUMONT, Jacques. As Teorias dos Cineastas. Trad. Marina Appenzeller. In: Coleção Campo Imagético. Campinas: Papirus, 2004.
BERNADET, J.C., KNAPP, W., ROSSI, C. O que é Jornalismo, Editora, Cinema. In: Coleção Primeiros Passos. Vol. 10. São Paulo: Círculo do Livro, 1980.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
CIMENT, Michel. Kubrick. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
CALVINO, Ítalo. Seis Propostas Para o Próximo Milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DROGUETT, Juan Guillermo. O Gênio Atrás da Lente: Percurso Filmográfico do Desejo na Obra de Stanley Kubrick. São Paulo: B4 Editores, 2014.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidade e Performatividade na Cena Contemporânea. Revista Repertório, Salvador, Ano 14, nº 16, p. 11-23, 2011. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/5391 Acesso em: 26 ago. 2020.
FREITAS, Nanci de. A Cena Contemporânea e o Campo Ampliado das Artes: das
vanguardas ao teatro performativo. Revista Percevejo Online, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 1-15, jul-dez 2015. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/5688 Acesso em: 26 ago. 2020.
FURTADO, Marli Terezinha. Bertolt Brecht e o Teatro Épico. Revista Fragmentos, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 9-19, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fragmentos/article/view/4826/4132 Acesso em: 04 set. 2020.
HEGEL, G. W. F. Cursos de Estética. Vol. III e IV. Trad. Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. São Paulo: Edusp, 2002.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios: 1875 – 1914. Trad. Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Sobre a Fábula e o Desvio. Rio de Janeiro: Sete Letras; Teatro do Pequeno Gesto, 2013.
XAVIER, Ismail. Eisenstein: a construção do pensamento por imagens. In: Artepensamento. Adauto Novais (org.). São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).