CIDADE ROSA: alteridade, diversidade e performance

Autores/as

  • Wagner Lacerda de Oliveira Universidade Federal da Bahia

Resumen

A presente tese parte de performances e intervenções urbanas na cidade de Salvador, com aspectos simbólicos e poéticos do feminino presentes no ser humano como condição sine qua non para o exercício da alteridade. As práticas se refletem nas questões de sexo, gênero, poder e identidade. Esta pesquisa visa a reconhecer questões sociopolíticas a partir da geografia soteropolitana associada à filosofia, revisitada no pensamento de autores como Milton Santos, que associam homem-meio-tempo-espaço e serve de base para novas maneiras de lidar/interagir/relacionar-se com a cidade. Encabeçados pela filosofia de Emanuel Levinas, inspiram a reflexão sobre as conexões entre autor-obra-público. A teoria da Estética Relacional de Nicolas Borriaud embasou os processos artísticos produzidos em performance. A pesquisa traz referências de artistas e grupos do panorama artivista internacional, nacional e local, compreendendo a contemporaneidade como um “corpo sem órgãos”, mapeando as diferenças e diversidades possíveis na sociedade com uma perspectiva apontada por Antonin Artaud, Deleuze, Guattari e pelo movimento Queer, descrito por Judith Buttler, assim como o feminismo de Simone de Beauvoir. As abordagens de pesquisa estão integradas com o processo de criação baseados na pesquisa performativa de Brad Haseman juntamente com a pesquisa somático-performativa de Ciane Fernandes e a pedagogia da performance de Ricardo Barreto Biriba, presentes nas técnicas do work in progressna cena contemporânea, sugerida por Renato Cohen; nas técnicas de movimento autêntico, de Mary Whitehouse, e no sistema LMA, de Rodolf Laban, associando corpo-forma-expressividade-espaço. Os pressupostos vêm de uma associação de práticas do conhecimento empírico e teorias que se relacionam qualitativamente em uma produção prático-teórica que abrange performances anteriores ao doutorado (2009-2014) que foram inspiração aos trabalhos de 2015 a 2018, com a participação ativa do público e desenvolvidos na forma de desdobramentos das ações obtidas com experiências videográficas. PALAVRAS-CHAVE: Performance. Feminino. Cidade-Coexistência.

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Biografía del autor/a

Wagner Lacerda de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

É performer. Doutor pelo PPGAV-UFBA e professor da Escola de Belas Artes da UFBA. Do Departamento II expressão gráfica e tridimensional. Artista visual, se dedica à performance, mas trabalha todos os suportes: desenho, pintura, escultura, instalação, vídeo, com várias ex-posições realizadas em Salvador, Solar Ferrão, Museu Eugênio Teixeira Leal, Galeria Cañizares, Museu Udo Knoff; e, em território nacional, nas cidades de Aracaju, Belo horizonte, MIP2 Manifestação Internacional de Performance; além de Segovia, na Espanha. Foi coordenador do colegiado de licenciatura entre 2014-2016, é membro do grupo Mameto (Matéria, Memória e Conceito CNPq). Curador da Mostra de Performance da Escola de Belas Artes Galeria Cañizares.  

Publicado

2023-06-02