CIDADE ROSA: alteridade, diversidade e performance
Abstract
A presente tese parte de performances e intervenções urbanas na cidade de Salvador, com aspectos simbólicos e poéticos do feminino presentes no ser humano como condição sine qua non para o exercício da alteridade. As práticas se refletem nas questões de sexo, gênero, poder e identidade. Esta pesquisa visa a reconhecer questões sociopolíticas a partir da geografia soteropolitana associada à filosofia, revisitada no pensamento de autores como Milton Santos, que associam homem-meio-tempo-espaço e serve de base para novas maneiras de lidar/interagir/relacionar-se com a cidade. Encabeçados pela filosofia de Emanuel Levinas, inspiram a reflexão sobre as conexões entre autor-obra-público. A teoria da Estética Relacional de Nicolas Borriaud embasou os processos artísticos produzidos em performance. A pesquisa traz referências de artistas e grupos do panorama artivista internacional, nacional e local, compreendendo a contemporaneidade como um “corpo sem órgãos”, mapeando as diferenças e diversidades possíveis na sociedade com uma perspectiva apontada por Antonin Artaud, Deleuze, Guattari e pelo movimento Queer, descrito por Judith Buttler, assim como o feminismo de Simone de Beauvoir. As abordagens de pesquisa estão integradas com o processo de criação baseados na pesquisa performativa de Brad Haseman juntamente com a pesquisa somático-performativa de Ciane Fernandes e a pedagogia da performance de Ricardo Barreto Biriba, presentes nas técnicas do work in progressna cena contemporânea, sugerida por Renato Cohen; nas técnicas de movimento autêntico, de Mary Whitehouse, e no sistema LMA, de Rodolf Laban, associando corpo-forma-expressividade-espaço. Os pressupostos vêm de uma associação de práticas do conhecimento empírico e teorias que se relacionam qualitativamente em uma produção prático-teórica que abrange performances anteriores ao doutorado (2009-2014) que foram inspiração aos trabalhos de 2015 a 2018, com a participação ativa do público e desenvolvidos na forma de desdobramentos das ações obtidas com experiências videográficas. PALAVRAS-CHAVE: Performance. Feminino. Cidade-Coexistência.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2023-06-02
Issue
Section
CADERNO
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).