MÚSICA NO CIRCO BRASILEIRO: itinerância, memória e interface com seu entorno

Autores

  • Lívia Souza Mattos Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente trabalho aborda a música no circo brasileiro, a partir do processo relacional que se estabelecia em sua itinerância, entre o que era externo e interno às margens porosas circenses. Fala-se, sobretudo, dos circos de lona – de pequeno, médio e grande porte – partindo da sua arquitetura autônoma e volante, que acaba por constituir uma existência de chegadas e partidas, interagindo com diferentes localidades, linguagens, meios de comunicação e indivíduos. Parte-se das narrativas de circenses veteranos obtidas por entrevistas, para analisar como essas interações aconteciam – sobretudo a partir da música, utilizando a banda do circo com recorte investigativo. PALAVRAS-CHAVE: Circo. Itinerância. Música. Memória. Banda Circense. Interação social.

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Biografia do Autor

Lívia Souza Mattos, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Sociologia, pela Universidade Federal da Bahia; formada pelo curso de Prática Instrumental Avançada em Acordeom, da Escola de Música de São Paulo; ex-integrante da Companhia Picolino, da Fulanas Cia de Circo e do Acrobático Fratelli. Atualmente dirige um documentário sobre a música no circo, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural.

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Publicado

2020-09-03

Edição

Seção

CADERNO