COMO TUDO ISSO ATRAVESSOU NOSSOS CORPOS? Relato de uma experiência com práticas pedagógicas performativas
Resumo
Este artigo contém um relato analítico-descritivo de experiência vivenciada ao longo de atividades referentes ao componente curricular obrigatório Laboratório de Práticas Pedagógicas II, do curso de Licenciatura em Teatro, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, UFBA, ministrado no segundo semestre de 2022. O Plano de Curso desenvolvido pelo componente teceu articulações com temas transversais, tais como “A preservação do meio ambiente” e “A pandemia de covid-19”. Assim, os temas destacados se tornaram mola propulsora para o processo de ensino e de aprendizagem experienciado no decorrer do semestre, que marcava o retorno às aulas presenciais da referida universidade. A ênfase metodológica do curso foi concentrada nas pesquisas sobre os temas; nas práticas pedagógicas performativas – a partir do processo de criação de unidades cênicas/células em grupo; bem como na realização de intervenções artísticas em espaços públicos, como possibilidade de atividade extensionista, proposta pelo próprio componente curricular. Destacam-se como bases teóricas que sustentaram a experiência: os estudos sobre os viewpoints, de Anne Bogart e Tina Landau (2017); a noção de teatro pós-dramático, partindo da obra referencial de Hans-Thies Lehmann (2007); o teatro performativo, com Josette Féral (2008); a intervenção em espaços públicos, com Carminda Mendes André (2011); a cartografia como metodologia de pesquisa-intervenção, com Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia (2010); a necessidade da preservação ambiental, Ailton Krenak (2019); além de pesquisas sobre a pandemia e suas consequências para o meio ambiente, em que foram utilizadas diversas fontes. Os resultados obtidos podem ser avaliados através da apreciação de depoimentos dos estudantes, copesquisadores, sobre o processo de ensino e de aprendizagem aqui relatado; sobre a criação cênica colaborativa e acerca da apresentação da célula performativa em espaço alternativo da cidade de Salvador, Bahia. PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia do teatro. Tema transversal. Viewpoints. Performativo. Intervenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).