EXPERIÊNCIAS PERFORMÁTICAS DE UM CORPO DIFERENCIADO

Autores

  • Felipe HENRIQUE MONTEIRO OLIVEIRA UFAL

Resumo

O presente artigo pretende descrever e refletir sobre as experiências performáticas do autor, desde sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte até a sua atual pesquisa de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, em que vem tentando estabelecer aproximações entre o pensamento de Antonin Artaud e suas reverberações na performance, justamente por- que percebe as seguintes proposições e ligações entre as duas formas de espetáculo: 1) ampliar as fronteiras da realidade na qual se faz o exercício da vida; 2) buscar fazer e estabelecer elos entre arte e vida, e não a separação de ambas; 3) desorganizar aparências, derrubar preconceitos e fazer emergir verdades secretas e não imaginadas, provocando no espectador uma recepção muito mais cognitivo-sensória do que racional; 4) produzir imagens físicas violentas, baseadas na ideia de ações extremas que provoquem os sentidos e a alma do espectador; 5) provocar nos participantes um desejo de mudança; 6) produzir cenas ritualísticas, permeadas pela emoção e, principalmente centradas

no corpo do atuante e a tudo que apele aos sentidos do espectador, renegando desta forma a dogmatização do texto dramático, como sendo comparado ao regente supremo do fazer teatral.

Palavras-chave: Performances. Antonin Artaud. Corpos Diferenciados.

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Publicado

2020-02-11