ESCRITURAS DRAMATÚRGICAS DO NÃO-FICCIONAL: a performance à luz da teoria de Jean-Pierre Ryngaert

Autores

  • Christina Fornaciari Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Como pensar a dramaturgia da cena não ficcional e improvisa- cional? O presente artigo pretende abordar uma escrita drama- túrgica onde realidade e improviso situam-se no centro da ação dramática. Para tal, serão trazidas à discussão noções teóricas do especialista em escrita dramatúrgica contemporânea Jean- -Pierre Ryngaert, alinhadas às concepções da arte performática, tomando como base um estudo de caso, oriundo da performan- ce “Balada do Corpo Classificado: Arquivos”, concebida pela autora deste artigo.

Palavras chaves: Performance, Não-ficção, Teatro contempo- râneo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christina Fornaciari, Universidade Federal de Viçosa

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - Universidade Fedaral da Bahia. Professora Adjunta no Curso de Dança, Departamento de Artes e Humanidades – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Porto. Portugam (UFV).

Downloads

Publicado

2020-02-06