SARAU DA CIDADANIA: uma experiência de teatro popular com a população em situação de rua do Projeto Levanta-te e Anda

Autores

  • Janete Silva Brito
  • Fabricio Silva Brito
  • Manuela de Oliveira Santos Ribeiro

Resumo

O presente artigo tem como base a experiência de teatro popular com a população em situação de rua
do Projeto Levanta-te e Anda. Além dessa experiência, consideraremos a atuação do Grupo de Arte Popular A Pombagem em locais de concentração de indivíduos em vulnerabilidade social da cidade do Salvador. Inspirado no método de Augusto Boal, o Sarau da Cidadania fora uma ação cultural composta por oficinas de confecção de máscaras e Teatro-Fórum. Assim, pretende-se refletir sobre como o teatro popular (do oprimido e de rua) pode contribuir para o exercício da cidadania através de suas estratégias lúdico-pedagógicas.

PALAVRAS-CHAVE:

Sarau. Cidadania. Teatro popular. População. Situação de rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Silva Brito

JANETE SILVA DE BRITO

Poeta, mulher negra e assistente social formada pela Universidade Católica do Salvador e integrante do Grupo de Arte Popular A Pombagem e do Movimento de Teatro de Rua da Bahia MTR-Ba.

Fabricio Silva Brito

Poeta, bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, mes- trando em Cultura e Sociedade pela mesma universidade, idealizador do Grupo de Arte Popular A Pombagem e coordenador do Movimento de Teatro de Rua da Bahia MTR-Ba.

Manuela de Oliveira Santos Ribeiro


MANUELA DE OLIVEIRA SANTOS RIBEIRO

Poeta, museóloga formada pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Arte-Educação pela mesma universidade, mes- tranda em Museologia pela mesma universidade, integrante do Grupo de Arte Popular A Pombagem e do Movimento de Teatro de Rua da Bahia MTR-Ba.

Downloads

Publicado

2020-02-06