TEATRO DO OPRIMIDO E O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO NO DF: uma vivência artística com adolescentes em situação de privação de liberdade

Autores

  • Ingreth da Silva Adriano

Resumo

Inúmeras podem ser as motivações que levam um adolescente a cometer um ato infracional. Ao se deparar com essa realidade é essencial buscar alternativas
que passam pelo ambiente escolar para o processo de reinserção social. Objetiva-se com esse trabalho o relato das vivências na linguagem teatral com ênfase no Teatro do Oprimido como alternativa para a produção de ações protagônicas com adolescentes em situação de privação de liberdade. Essas narrações se fazem importantes para o entendimento da docência em teatro em seus diversos contextos e como o mesmo pode ser uma possibilidade para geração de reflexões e reconhecimento de si enquanto participante de uma comunidade. As oficinas foram realizadas com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa estudantes do Centro de Ensino Educacional 104 anexo à Unidade de Internação do Recanto das Emas-DF. Ao longo do relato da vivência, exponho a existência de adversidades relacionadas às questões de segurança e como o trabalho é pensado a curto prazo.

PALAVRAS-CHAVE:

Teatro do Oprimido. Sistema Socioeducativo. Protagonismo Juvenil. Arte Educação.

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Biografia do Autor

Ingreth da Silva Adriano

INGRETH DA SILVA ADRIANO (INGRETH ADRI)

Atriz, mediadora de espetáculos e professora de artes. Licenciada em Artes Cênicas com aperfeiçoa- mento em Educação, pobreza e desigualdade social pela Universidade de Brasília, ministrou oficinas teatrais para a comunidade por meio dos Cursos Livres de Teatro/UnB e é idealizadora do Projeto Teatro Experimental do Oprimido no Distrito Federal.

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Publicado

2020-02-06