ENCENANDO GÊNERO EM ESPAÇO DE CONFIANÇA: Experiências pedagógicas do teatro com adolescentes no Colégio Estadual Thales de Azevedo

Autores

  • Joyce Sangolete Chaimsohn
  • Antonia Pereira UFBA

Resumo

O presente artigo é resultado parcial de uma pesquisa
de Mestrado, intitulada “Encenando Gênero em espaço
de confiança: experiências pedagógicas e teatrais com adolescentes” e defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Apresentam-se experiências vivenciadas durante o processo prático realizado no Colégio Estadual Thales de Azevedo, e a partir dessas experiências dialoga-se com questões de gênero, sexualidade e raça, discorrendo sobre alguns conceitos chaves, tais como transexualidade, gênero e identidade. Quanto o caminho percorrido, apresentam-se alguns conceitos, elementos e estratégias metodológicas utilizadas durante o processo. Dentro dessas escolhas metodológicas, encontram-se princípios, elementos e técnicas do Teatro do Oprimido, método criado por Augusto Boal, como o Teatro Fórum, o papel do curinga e os espect-atores. Ao falar de opressão,

e a partir das experiências práticas, e dos lugares de fala dos sujeitos, evidencia-se que não podemos falar de gênero sem recorte de classe, raça, idade.

PALAVRAS-CHAVE:

Gênero.
Sexualidade.
Teatro do Oprimido. Pedagogia do Teatro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Sangolete Chaimsohn

Professora, artista e pesquisadora, licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Nacional de Costa Rica, com monografia defendida em 2014; Mestra em Artes Cênicas pelo programa PPGAC/UFBA com dissertação defendida em 2018; professora de teatro no Centro Cultural Ensaio e facilitadora no programa Arvorar Jovem.

Antonia Pereira, UFBA


ANTONIA PEREIRA

Atriz e dramaturga, graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (1992); Mestre (DEA) em Litterature Française pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1994); Doutora em Lettres Modernes pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1999) e Pós-Doutora em Dramaturgia pela Université du Québec à Montréal – UQAM (2006). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) por duas gestões con- secutivas - biênios 2007/2009 e 2009/2011.Também foi Secretária eleita para o biênio 2000/2002 da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação Em Artes Cênicas. De abril de 2011 a abril de 2018 coordenou a Área de Artes/ Música na CAPES. Atualmente é professora Associada

IV da Universidade Federal da Bahia, integra os Grupos
de Pesquisa DRAMATIS e GIPE-CIT e tem experiência na área de Teatro e Dramaturgia, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: drama, ator, pesquisa em artes e criação.

Downloads

Publicado

2020-02-06