AFRICANIDADES, DANÇA E COOPERAÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Arilma Soares Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente artigo evoca narrativas das oficinas de dança afro-brasileira direcionadas ao público infanto-juvenil nas Escolas Municipais (Natal/RN) onde atuei como artista docente. A abordagem artístico-pedagógica empregada ressalta a perspectiva da cooperação, por meio da investigação e criação, partindo do sentimento de pertencer e identificar-se com a cultura afro-brasileira; daí a ancestralidade. O artigo problematiza a invisibilidade dessa temática, sobretudo no âmbito educacional dessa cidade. A pesquisa pautou-se nos saberes étnico-raciais, tendo como norte algumas ações/conteúdos sob o tema “africanidades”, tais como: história dos africanos no Brasil, religiões de matrizes africanas, a influência no idioma, culturas, imaginário, festas populares, danças, jogos, brincadeiras e cantigas. A sistematização da metodologia construía-se através de dez ações norteadas pelo viés da dança, com encontros semanais, e sendo compartilhadas ao final de cada mês com a comunidade escolar. PALAVRAS-CHAVE: Africanidade. Cooperação. Dança. Escola. Pertencimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arilma Soares, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA com o projeto Pedagogia Africana: biopolíticas e relações cooperantes da dança na escola, sob orientação da Profa. Dra. Eloisa Domenici. Capoeira e artista de dança, Mestra em Dança (PPG-UFBA), Especialista no Ensino da Música na Educação Básica (UFRN), graduada em dança (UFBA). Coordenou o projeto Africanidade/SME-RN. Pesquisadora do ensino da dança nas escolas e em assuntos pertinentes às culturas Afro-Brasileira e Indígenas.

Downloads

Publicado

2020-02-06