TEMPO DO MAMBEADERO E TEMPO DO BAILE: tensões entre corpo, exotismo e tradução no processo criativo com os murui-muina

Autores

  • Daniela Botero Marulanda Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este texto procura fazer uma reflexão sobre o processo de pesquisa de campo articulada à criação. Procuro refletir sobre os lugares importantes de produção de conhecimento associados ao corpo e às identidades murui-muina, a partir do trabalho em andamento sobre a relação entre oralidade e movimento nas danças tradicionais do povo indígena murui-muina, localizado na fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru, enfatizado no espaço tradicional denominado mambeadero. O texto aventura-se em reflexões mais teóricas sobre conceitos como “exotopia”, para explicar as ideias de tempo e espaço nas narrativas mitológicas, e sua relação com conceitos nativos como “rafue”- palavra que significa movimento que ajudam a entender formas poéticas de perceber o corpo e o tempo. A partir do conceito de rito de passagem, desenvolvido por antropólogos como Turner e Van Gennep, explico a concordância entre o tempo mitológico - tempo de isolamento e de liminaridade - e o posicionamento exotópico na corporificação do mito. Essa reflexão articula- se com o que, para os murui-muina, constitui a noção de ancestralidade. Uma forma de pensamento, palavra e obra (nas palavras murui-muina), que compreende o espírito como uma forma corporal e material manifestada no trabalho cotidiano. PALAVRAS-CHAVE: Corpo cotidiano. Exotismo. Tempo mitológico. Oralidade. Corporalidades indigenas. Ancestralidade.

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Biografia do Autor

Daniela Botero Marulanda, Universidade Federal da Bahia

Antropóloga e bailarina colombiana. Doutoranda em Artes Cênicas da UFBA, sob orien-tação da professora Doutora Daniela Maria Amoroso. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente desenvolve sua pesquisa de dou-torado sobre as danças tradicionais do povo indigena murui-muina na fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru. Também investiga as relações entre corpo, identidade e cultura nos usos sociais da dança e sobre a articulação metodológica das ciências sociais e as artes. Desenvolve projetos com escolas públicas em Bogotá/Colômbia, pesquisa a edu-cação em dança e sua relação com a construção de identidades de gênero e étnicas. Na área de dança, trabalhou com o coletivo Triptich Dança em Bogotá/Colômbia e fez parte do programa de Estudos Contemporâneos em Dança em El Colegio del Cuerpo em Cartagena de Indias/Colômbia.

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Publicado

2020-02-06