O CONTO COMO MEDIADOR DA ORALIDADE EM NÍVEIS BÁSICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.58925Palavras-chave:
Contos; Oralidade; Aprendizagem de língua estrangeira; Método comunicativo; Enfoque por tarefas.Resumo
Este trabalho trata dos contos como mediador da oralidade em níveis básicos no ensino da língua espanhola. O objetivo do estudo é desenvolver a destreza oral em níveis básicos de proficiência em espanhol a partir da exposição dos alunos à escuta de contos. Para empreender o estudo, pautamo-nos em teorias que respaldam a pesquisa, como as contribuições sobre o ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, segundo (Gargallo, 2010); (Gómez, 2003), no que tange à teoria relativa à expressão oral; (Baralo, 2011) e (Krashen, 1981), com o aporte teórico referente à aquisição de segundas línguas e, no tocante à abordagem comunicativa e o enfoque por tarefas, valemo-nos de estudos de (Campos, 2009) e (Bygate, 2001), respectivamente. O corpus desta pesquisa se baseia no conto “Lola”, da Editora Edelsa, a fim de estimular a prática oral do público alvo em questão, a partir de atividades propostas que corroboram a nossa hipótese ao verificar que propiciam terreno fértil para o uso da língua espanhola.
Downloads
Referências
BARALO, M. La adquisición del español como lengua extranjera. Madrid: Arco/Libros, 2011.
BYGATE, M.; SKEHAN, P.; SWAIN, M. Researching Pedagogic Tasks Second Language Learning, Teaching and Testing. England: Pearson Education Limited, 2001.
CAMPOS, L. Andragogia e integração de atividades de tradução textual no ensino/ aprendizagem de línguas. Brasilia: UNB, Universidade de Brasilia, 2009.
GÓMEZ. A. Los cuentos orales en la enseñanza del español como lengua estranjera. La Rioja: Universidad de La Rioja, 2003.
KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. The Modern Language Journal, v. 73, p. 440-464, 1981.
GARGALLO, I. Linguística aplicada a la enseñanza – aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: ARCO/LIBROS, S.L, 2010.
SKINNER, F. Verbal Behavior. New York: Appleton-Century-Crofts, 1957.