LITERATURA NA ESCOLA:

ONDE A COMUNIDADE DE LEITORES SE FORMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.53335

Palavras-chave:

Leitura literária; Confraria Literária; Ensino de literatura; Socialização de leituras.

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender em que medida as propostas de leitura literária realizadas no âmbito do Confraria Literária, projeto de extensão desenvolvido no Colégio de Aplicação da UFSC, possibilitaram aos seus partícipes um contato efetivo com a literatura resultando na formação de leitores literários. Para tanto, realizamos uma análise documental dos materiais disponíveis no acervo memorialístico do projeto (cartazes, fotografias e textos escritos). O recorte apresenta os resultados da análise documental, em diálogo com o aporte teórico que inclui Cosson (2021), Rouxel (2013), Rezende (2013) e Zilberman (2012). Como resultados destacamos que o Confraria Literária possibilitou um contato efetivo dos confrades com a literatura, contribuindo, sobretudo, para a formação de uma comunidade de leitores e para a ampliação do repertório de leitura desses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução Mauro Laranjeira. 3. Ed. São Paulo: Editora WMF, 2012.

BUNZEN, Clécio. A fabricação da disciplina escolar Português. Revista Diálogo Educacional, v. 11, n. 34, p. 885-911, 2011.

CALVINO, Ítalo. Se um viajante numa noite de inverno. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC. Acervo físico. Florianópolis: CA UFSC [2014a?]. Documento não publicado, cedido pela instituição.

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC. Confraria Literária. Florianópolis: CA UFSC [2014b?]. Disponível em: [https://confrarialiteraria.wixsite.com/confraria-literaria/about]. Acesso em: 10 jun. 2022.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e o senso comum. Tradução de Cleunice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

COSSON, Rildo. Ensino de literatura sempre: três desafio hoje. In: PINTO, Francisco Neto Pereira et al. (org.). Ensino da literatura no contexto contemporâneo. Campinas: Mercado de Letras, 2021. p. 35-52.

DALVI, Maria Amélia. Educação, literatura e resistência. In: MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (org.). A função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora. São Paulo: Parábola, 2021. p. 17-44.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GERALDI, João Wanderlei. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro&João Editores, 2010.

MARTINS, Ivanda. A literatura na ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.

NAVAS, Diana. Diana Navas e o livro Literatura juvenil dos dois lados do Atlântico. Entrevistadores: Sérgio Simka; Cida Simka. Revista Conexão Literatura, 2018. Disponível em: [https://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2018/04/diana-navas-e-o-livro-literatura.html?m=0]. Acesso em: 20 mar. 2022.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Trad. Arthur Bueno e Camila Boldrini. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

REZENDE, Neide Luzia de. Apresentação ao leitor brasileiro. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 7-18.

REZENDE, Neide Luzia de. Da abordagem técnica para a leitura literária: questões de de didática da literatura. In: PINTO, Francisco Neto Pereira et al. (org.). Ensino da literatura no contexto contemporâneo. Campinas: Mercado de Letras, 2021. p. 75-97.

REZENDE, Neide Luzia de. O ideal de formação pela literatura em conflito com as práticas de leitura contemporâneas. In: SANTINI, Juliana (org.). Literatura, crítica, leitura. Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 275-293.

ROUXEL, Annie. Autobiografia de leitor e identidade literária. Tradução Neide Luzia Rezende. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 67-87.

ROUXEL, Annie. Apropriação singular das obras e cultura literária. Tradução Amaury C. Moraes. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 165-189.

SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (org). Lingüística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. p. 155-178.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.

ZILBERMAN, Regina. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, , v. 5, n. 1, p. 9-20, 2009.

Downloads

Publicado

2024-09-28

Como Citar

DAS NEVES MATEUS, J.; DOMINGUES, C. LITERATURA NA ESCOLA:: ONDE A COMUNIDADE DE LEITORES SE FORMA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 78, p. 306–331, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i78.53335. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/53335. Acesso em: 21 nov. 2024.