O DISCURSO DA CRÍTICA: GENETTE, LEITOR DE PROUST

Autores

  • Thiago Andrade de Paula Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i70.44125

Palavras-chave:

Realismo francês, Modernismo literário, Metáfora, Polimodalidade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar a leitura comparativa de dois textos decisivos de Genette sobre a obra maior de Marcel Proust, que será muito útil para entender a tensa relação que o romancista estabelece com o Realismo literário. Desse modo, será necessário demonstrar o ângulo do foco que é modificado entre o primeiro texto Proust Palimpsesto, em Figuras I (1972), no qual há uma tentativa de explicação da obra proustiana por meio de uma teoria da metáfora, e o segundo texto, O Discurso da Narrativa (1995), no qual há um tom bem mais sistemático fortemente influenciado pelo Estruturalismo, área do conhecimento muito familiar ao crítico francês. Ao se analisar e expor essa mudança fundamental dos frames em que são entendidos La Recherche, será possível perceber uma dificuldade para o Genette de palimpsesto de fazer jus à modernidade do texto em questão, enquanto que, para o Genette de O Discurso da Narrativa, a obra literária maior do escritor francês está intimamente ligada à arte moderna.

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Publicado

2021-12-11

Como Citar

DE PAULA, T. A. O DISCURSO DA CRÍTICA: GENETTE, LEITOR DE PROUST. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 70, p. 36–61, 2021. DOI: 10.9771/ell.i70.44125. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/44125. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES