PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE LEITURA NA PINTURA DO SÉCULO XIX | PRACTICES AND REPRESENTATIONS OF READING IN THE PAINTING OF THE 19TH CENTURY

Autores

  • Ana Cristina Santos Farias Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i62.28987

Palavras-chave:

Arte, Cultura, Representação, Leitura

Resumo

No presente ensaio, serão abordadas algumas representações (CHARTIER, 1991; BOURDIEU, 2008) históricas relativas ao ato de ler, todas associadas com as relações de poder em vigor em distintos tempos e lugares. Tais representações circularam nos mais diversos espaços, por meio de práticas e de discursos, mas também se materializaram em outros objetos culturais, tais como as obras de arte, que contam a história das representações oriundas de determinados segmentos sociais detentores do poder real e do poder simbólico (BOURDIEU, 2008) associado à linguagem. As obras em questão são, sobretudo, do século XIX, período em que, entre avanços e recuos, as tecnologias de ler e de escrever se difundiram e alcançaram, ainda que parcamente, as classes populares. Entretanto, foi entre as mulheres da elite que este bem cultural floresceu no século XIX e são estas mulheres que aparecem ilustradas nas obras aqui arroladas. Antes dessa imersão, contudo, cabem algumas considerações acerca de certas concepções caras a esta análise. 

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Publicado

2019-06-26

Como Citar

FARIAS, A. C. S. PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE LEITURA NA PINTURA DO SÉCULO XIX | PRACTICES AND REPRESENTATIONS OF READING IN THE PAINTING OF THE 19TH CENTURY. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 62, p. 148–166, 2019. DOI: 10.9771/ell.v0i62.28987. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/28987. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES