PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE LEITURA NA PINTURA DO SÉCULO XIX | PRACTICES AND REPRESENTATIONS OF READING IN THE PAINTING OF THE 19TH CENTURY
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i62.28987Parole chiave:
Arte, Cultura, Representação, LeituraAbstract
No presente ensaio, serão abordadas algumas representações (CHARTIER, 1991; BOURDIEU, 2008) históricas relativas ao ato de ler, todas associadas com as relações de poder em vigor em distintos tempos e lugares. Tais representações circularam nos mais diversos espaços, por meio de práticas e de discursos, mas também se materializaram em outros objetos culturais, tais como as obras de arte, que contam a história das representações oriundas de determinados segmentos sociais detentores do poder real e do poder simbólico (BOURDIEU, 2008) associado à linguagem. As obras em questão são, sobretudo, do século XIX, período em que, entre avanços e recuos, as tecnologias de ler e de escrever se difundiram e alcançaram, ainda que parcamente, as classes populares. Entretanto, foi entre as mulheres da elite que este bem cultural floresceu no século XIX e são estas mulheres que aparecem ilustradas nas obras aqui arroladas. Antes dessa imersão, contudo, cabem algumas considerações acerca de certas concepções caras a esta análise.