ATIVIDADES PARA O ENSINO DE LATIM A PARTIR DE NOVOS APORTES METODOLÓGICOS (Activities for Latin teaching based on new methodological contributions)

Autores

  • Renato Ambrosio UNIFAI

DOI:

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v2i48.14475

Palavras-chave:

Lexema, Palavra, Sintagma, Tradução, Língua latina.

Resumo

Este artigo consiste em algumas propostas de atividades para o ensino de língua latina cujos fundamentos são as reflexões da linguística a respeito de conceitos como lexema, palavra, sintagma. Essas atividades visam, de modo particular, a tradução de textos latinos originais para o português. A ideia de desenvolver esses exercícios nasceu da leitura de algumas obras teóricas sobre a natureza da língua e sua descrição, que se utilizam dos conceitos citados acima; e, principalmente, do contato com uma nova proposta metodológica para o ensino da língua e da cultura latinas que tem como ponto de partida textos latinos originais, ou minimamente modificados pelo autor do método. Essa experiência didática com textos originais suscitou, e ao mesmo tempo facilitou, a elaboração e a utilização dos conceitos supracitados nas atividades e exercícios aqui apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-10-08

Como Citar

AMBROSIO, R. ATIVIDADES PARA O ENSINO DE LATIM A PARTIR DE NOVOS APORTES METODOLÓGICOS (Activities for Latin teaching based on new methodological contributions). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 2, n. 48, 2013. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v2i48.14475. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14475. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos