EMOÇÕES DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUAS NA PANDEMIA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i77.55549

Parole chiave:

Formação de professores de línguas; Emoções; Pandemia.

Abstract

Este trabalho reporta as inter-relações entre a experiência de ensino na pandemia de COVID-19 e as emoções de uma professora de línguas à luz de estudos da Linguística Aplicada. A metodologia é qualitativa e baseada na Pesquisa Narrativa com análise de conteúdo. Os resultados indicam emoções de tristeza e frustração em relação à falta de apoio institucional, à sobrecarga de atividades com tecnologias digitais e à ausência de reconhecimento social pelo trabalho desempenhado. As mudanças repentinas na vida da docente nos indicam um agravamento do mal-estar no trabalho. Argumentamos em favor do papel da reflexão sobre as emoções na vida docente como auxiliar na lide com um cenário de uma profissão imersa em uma vida social em crise. O estudo reitera a necessidade de inserirmos as tecnologias digitais e a reflexão sobre as emoções na formação de professores de línguas.

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Pubblicato

2024-06-04

Come citare

CAMARGO ARAGÃO, R.; GUANAES, L. . EMOÇÕES DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUAS NA PANDEMIA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 77, p. 176–189, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i77.55549. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55549. Acesso em: 30 giu. 2024.