POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.55063

Parole chiave:

Formação de professores; Língua Espanhola; Lei 10.639/03; Relações étnico-raciais.

Abstract

Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre a importância da Lei 10639/03 (11645/06) na formação dos professores de Língua Espanhola, uma breve discussão sobre o ensino desta Língua no Brasil e apresentar algumas possibilidades de se trabalhar as questões étnico-raciais nas aulas de Língua. Tendo em vista que desenvolver na formação docente a capacidade de perceber as relações de poder implícitas e/ou explícitas nos discursos e entender que a língua pode ser uma ferramenta poderosa para a manutenção ou transformação dessas relações de poder é que esta discussão se faz necessária. A metodologia deste estudo é baseada em pesquisa bibliográfica, com uma análise crítica das obras de Couto e Jovino (2013), Couto (2018), Enevan (2018), Almeida (2022), entre outros. Foram selecionadas fontes que abordam a formação de professores, políticas afirmativas e ensino de línguas a partir de uma perspectiva crítica e antirracista. As fontes foram analisadas quanto à sua relevância, consistência teórica e contribuições para o tema. Concluímos que trazer à aula reflexões sobre os vários espanhóis existentes e reais por meio de temáticas norteadoras, como, o espanhol da comunidade palenquera e/ou cultura afro-latina no Peru e Argentina são a saída para que haja aplicabilidade real e efetiva da lei.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Valeska Gracioso Carlos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Valeska Gracioso Carlos - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -
vgcarlos@uepg.br
Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Estudos
da Linguagem e Professora permanente no programa de Pós-Graduação em Estudos da
Linguagem. Doutora pela Universidade Estadual de Londrina. Integrante do "Grupo de
Estudios Gramaticales y Sociohistóricos del Español Fontanella de Weinberg" (UFBA/CNPq
- https://fontanella.ufba.br/). Atua como diretora da Escola de Línguas, Literaturas e Culturas
da UEPG - ESLIN, onde coordena o Projeto Estadual Paraná Fala Espanhol. Atua também
como bolsista (Fundação Araucária) do Projeto Institucional Universidades Amig@s:
Acolhimento Extensionista aos Cientistas Ucranianos. Ainda, colabora com a Pro-reitoria de
Assuntos Estudantis no que tange às bancas de Heteroidentificação Racial.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA Leticia Camargo. Letramento Racial Crítico em Ação Na Língua Espanhola. 2022, 101f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.

ALMEIDA, Maria Izabel de. Docentes para uma educação de qualidade. 24. Ed. Curitiba: Editora UFPR, 2004.

ARCHIVO General de la Nación Argentina. Disponível em: https://www.facebook.com/ArchivoGeneraldelaNacionArgentina. Acesso em novembro de 2023.

BRASIL, Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: junho, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco, RASCKE, Karla Leandro. Lei Federal 10.639/03, discussão de conceitos: multiculturalismo, diversidade, ações afirmativas, racismo, preconceito, afrodescendente, negro, entre outros. In: CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco. Formação de professores: promoção e difusão de conteúdos sobre história cultura afro-brasileira e africana. 1 ed. Florianópolis: DIOESC, 2014 p. 100-140

COUTO, L. P.; JOVINO, I. S.; MACIEL, D. T. E. Livro didático de espanhol: a promoção de um ensino na perspectiva dos gêneros textuais e das africanidades. Eutomia, Recife, v. 1, p. 449-469, 2013.

COUTO, Ligia Paula. Didática da língua espanhola no Ensino Médio. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

ENEVAN, Édina Aparecida da Silva. JOVINO, Ione da Silva. Representações de mulheres numa coleção de livros didáticos de Espanhol/LE. Journal of African and Afro-Brazilian Studies. 2022. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/86189-353043-1-PB.pdf Acesso em 13/01/2023.

FERREIRA, A. de J. Letramento Racial Crítico. Através de Narrativas Autobiográficas. Com atividades Reflexivas. 1. ed. Ponta Grossa: Editora Estúdio Texto, 2015.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaraciara Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

PARÂMETROS NACIONAIS. Introdução, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, 1998.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-09-28

Come citare

DA SILVA ORO GHIBERTO, F. C.; GRACIOSO CARLOS, V. . POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 78, p. 572–588, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i78.55063. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55063. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Linguagem e Racismo