AULAS REMOTAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA: ANÁLISE DOS ATOS DE FALA NO GÊNERO CHARGE
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i75.50781Parole chiave:
Desigualdade social; Gênero charge; Atos de fala; PragmáticaAbstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar os atos de fala, à luz da Pragmática, em charges sobre a temática educacional e as desigualdades sociais que permeiam a sociedade brasileira, durante o período da pandemia de Covid-19. O corpus da pesquisa é composto por quatro charges, produzidas por três autores, que foram disseminadas nas redes sociais, durante o ano de 2020. A metodologia adotada é bibliográfica e qualitativa e segue os pressupostos teóricos de Austin (1962), Marcuschi (2008), Levinson (2007), Moreira (2016), Figueira (2018), Pimentel e Mesquita (2018), e outros. A partir da análise, constatamos que o gênero charge apresenta elementos que direcionam compreensões para além da esfera linguística, relacionando fatores políticos, econômicos, históricos e culturais. Portanto, os atos de fala manifestam-se no corpus deste estudo por meio da interatividade discursiva inerente à charge, enquanto gênero que expressa um posicionamento crítico ante os fenômenos linguageiros que semiotizam o mundo.
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