DECOLONIZANDO SABERES

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA EM LÍNGUA DE SINAIS PARA ALUNOS SURDOS

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DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i73.47979

Parole chiave:

Literatura surda, Identidade surda, Libras e literatura

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a importância e função da literatura em língua de sinais para a construção identitária de alunos surdos. No Brasil, há vinte anos, a Libras – Língua Brasileira de Sinais está instituída como língua de comunicação e expressão da comunidade surda através da Lei nº 10.436/2002 e, desde então, um árduo trabalho vem sendo desenvolvido por profissionais da área para que se faça valer a Lei da Libras nos mais diversos ambientes. A literatura surda – criada em Libras – tem um papel fundamental na formação da identidade dos alunos surdos pelas representações culturais dessa comunidade. Por ela, é possível demonstrar que a surdez pode ser vista apenas como uma diferença linguística e não como uma deficiência, assim como apregoa a visão clínica, pois a Libras possui as mesmas funções e características das línguas orais. Além disso, para alunos surdos, a literatura surda traz consigo o poder da ludicidade, da imaginação e do autorreconhecimento como sujeitos de valor em uma sociedade majoritariamente ouvinte. A pesquisadora e professora Dra. Lodenir Karnopp, juntamente com o poeta surdo Dr. Cláudio Mourão exploram em diversos materiais a relevância de ofertar literatura surda para que cada vez mais pessoas surdas se sintam protagonistas da própria história.

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Pubblicato

2022-09-27

Come citare

COSTA, K. DECOLONIZANDO SABERES: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA EM LÍNGUA DE SINAIS PARA ALUNOS SURDOS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 164–174, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.47979. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/47979. Acesso em: 27 lug. 2024.