DECOLONIZANDO SABERES

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA EM LÍNGUA DE SINAIS PARA ALUNOS SURDOS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i73.47979

Parole chiave:

Literatura surda, Identidade surda, Libras e literatura

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a importância e função da literatura em língua de sinais para a construção identitária de alunos surdos. No Brasil, há vinte anos, a Libras – Língua Brasileira de Sinais está instituída como língua de comunicação e expressão da comunidade surda através da Lei nº 10.436/2002 e, desde então, um árduo trabalho vem sendo desenvolvido por profissionais da área para que se faça valer a Lei da Libras nos mais diversos ambientes. A literatura surda – criada em Libras – tem um papel fundamental na formação da identidade dos alunos surdos pelas representações culturais dessa comunidade. Por ela, é possível demonstrar que a surdez pode ser vista apenas como uma diferença linguística e não como uma deficiência, assim como apregoa a visão clínica, pois a Libras possui as mesmas funções e características das línguas orais. Além disso, para alunos surdos, a literatura surda traz consigo o poder da ludicidade, da imaginação e do autorreconhecimento como sujeitos de valor em uma sociedade majoritariamente ouvinte. A pesquisadora e professora Dra. Lodenir Karnopp, juntamente com o poeta surdo Dr. Cláudio Mourão exploram em diversos materiais a relevância de ofertar literatura surda para que cada vez mais pessoas surdas se sintam protagonistas da própria história.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Decreto Nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004. Dispõe sobre normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 02 dez. 2004. p. 23. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm Acesso em: 04 de fev. de 2022.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, ANTONIO. Vários escritos. 3.ed. ver. ampl. São Paulo: Duas Cidades, p. 24, 1995.

CARVALHO, Luiz Claudio da Costa. Lendas da identidade: o conceito da literatura surda em perspectiva. 1. Ed. Curitiba: Appris Editora, p. 156, 2019.

COMPAGNON, Antonie. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini, Belo Horizonte, ed. UFMG, 2009.

COSTA, Kleber Martiniano et al. Educação bilíngue para surdos: tudo certo como dois e dois são cinco. Grau Zero — Revista de Crítica Cultural, v. 9, n. 1, 2021, p. 23-49, nov. de 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/issue/view/603 Acesso em: 31 de jan. de 2022.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Fiocruz, 2007. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/deficiencia-auditiva.htm Acesso em: 31 de jan. de 2022.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Censo 2010.

KARNOPP, Lodenir. Literatura Surda, Florianópolis, p. 2, 2008.

MOURÃO, Claudio Henrique Nunes. Literatura surda: experiência das mãos literárias, 2016, 286 p. UFRGS, Porto Alegre.

NICHOLS, Guilherme. Literatura Surda: além da língua de sinais. 2016, 184 p., Literatura surda, Faculdade de educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

PERLIN, Gladis. MIRANDA, Wilson. Surdos: o narrar e a política, ponto de vista, Florianópolis, n.5, p. 217-226, 2003.

PORTO, Shirley; PEIXOTO, Janaína. Literatura Visual. 2011. Disponível em: <http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/literatura_visual__1330351986.pdf>. Acesso em: 05 de fev. de 2022.

SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 2. Ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-09-27

Come citare

COSTA, K. DECOLONIZANDO SABERES: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA EM LÍNGUA DE SINAIS PARA ALUNOS SURDOS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 164–174, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.47979. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/47979. Acesso em: 22 nov. 2024.