ENSINO DE LITERATURAS NA UNILA E O CARÁTER HUMANIZADOR DO TEXTO LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i74.46987Parole chiave:
ensino de literatura, UNILA, Língua adicionalAbstract
Este trabalho, recorte da tese de doutorado A literatura nas aulas de português e espanhol como língua adicional no ensino superior da UNILA (2021), tem como tema a literatura no ensino de Espanhol e Português como Língua Adicional, disciplinas obrigatórias aos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Objetivou-se verificar se: 1) A literatura está presente nas aulas de Língua Adicional (LA) da UNILA?; 2) Caso não esteja, por que razão os textos literários não têm sido utilizados nas aulas de LA?; 3) Caso esteja, de que maneira tem sido trabalhada? Para responder a tais questões, realizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário a docentes de LA da universidade e amparou-se em teóricos que defendem o caráter humanizador da literatura, como Cosson (2014), Candido (2004), Jover (2007) etc. Os resultados apontam a necessidade de maior inserção do texto literário nas aulas de LA e a falta de compreensão por parte de alguns docentes no que diz respeito à possível contribuição do ensino da literatura não somente no ensino de LA como também na concretização da missão e vocação da UNILA.
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Riferimenti bibliografici
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