ENSINO DE LITERATURAS NA UNILA E O CARÁTER HUMANIZADOR DO TEXTO LITERÁRIO

Autores/as

  • Bruna Otani Ribeiro UNILA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i74.46987

Palabras clave:

ensino de literatura, UNILA, Língua adicional

Resumen

Este trabalho, recorte da tese de doutorado A literatura nas aulas de português e espanhol como língua adicional no ensino superior da UNILA (2021), tem como tema a literatura no ensino de Espanhol e Português como Língua Adicional, disciplinas obrigatórias aos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Objetivou-se verificar se: 1) A literatura está presente nas aulas de Língua Adicional (LA) da UNILA?; 2) Caso não esteja, por que razão os textos literários não têm sido utilizados nas aulas de LA?; 3) Caso esteja, de que maneira tem sido trabalhada? Para responder a tais questões, realizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário a docentes de LA da universidade e amparou-se em teóricos que defendem o caráter humanizador da literatura, como Cosson (2014), Candido (2004), Jover (2007) etc. Os resultados apontam a necessidade de maior inserção do texto literário nas aulas de LA e a falta de compreensão por parte de alguns docentes no que diz respeito à possível contribuição do ensino da literatura não somente no ensino de LA como também na concretização da missão e vocação da UNILA.

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Citas

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Publicado

2023-06-04

Cómo citar

RIBEIRO, B. O. ENSINO DE LITERATURAS NA UNILA E O CARÁTER HUMANIZADOR DO TEXTO LITERÁRIO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 74, p. 73–96, 2023. DOI: 10.9771/ell.i74.46987. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/46987. Acesso em: 25 nov. 2024.