A DUALIDADE CÔMICA DA TRISTE FIGURA: UM ESTUDO SOBRE A CARNAVALIZAÇÃO BARROCA DA OBRA DON QUIJOTE

Autori

  • Mariane Rocha Silveira Universidade de Passo Fundo
  • Josiane Boff Universidade de Passo Fundo
  • Ivânia Campigotto Aquino Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i70.44103

Parole chiave:

Carnavalização, Dualidade, Barroco, Don Quijote

Abstract

Este artigo tem como objetivos principais analisar a primeira parte da obra Don Quijote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha, à luz de Mikhail Bakhtin (1981, 2013) e apresentar algumas reflexões sobre as características do período em que foi escrita, o Barroco, com o apoio de López et al. (2004), Valentín (2010) e Villegas (2012). Para tanto, apresentam-se os principais pontos sobre a carnavalização e sua origem na Idade Média e as questões do riso e da dualidade de mundo, além do Barroco como importante período surgido de uma reação católica, que movimentou distintas instâncias, como a arte literária. A metodologia utilizada caracteriza o artigo como qualitativo-descritivo e bibliográfico. Por meio da análise, mostram-se as dualidades como a loucura e razão, além da construção ficcional e a inspiração medieval.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Mariane Rocha Silveira, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Tradução de Espanhol pela Universidade Gama Filho (UGF), Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Professora de Língua Espanhola, Literatura e Leitura e Produção Textual na Universidade de Passo Fundo (UPF); Professora de Redação no Centro de Ensino Médio Integrado UPF; Bolsista Capes; marianesilveira@upf.br.

Josiane Boff, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Letras pela Universidade Passo Fundo (UPF); Mestre em Letras – Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso pela Universidade Passo Fundo (UPF); Graduada em Letras pela Universidade Passo Fundo (UPF); Professora de Anos Iniciais e de Língua Inglesa na rede pública de ensino; Bolsista Capes; josianeboff@gmail.com.

Ivânia Campigotto Aquino, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Letras - Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Letras - Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras, e professora efetivo da rede municipal de ensino de Passo Fundo, atuando na Secretaria Municipal de Educação.

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 8ª edição. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2013. p. 01-15.

CERVANTES Saavedra, Miguel de. Don Quijote de la Mancha. Segunda Edición Conmemorativa IV Centenario Cervantes Real Academia Española y Asociación de Academias de la Lengua Española. Barcelona: Penguin Random House, 2015.

LÓPEZ, José Enrique et al. El arte Barroco. Las formas en el Barroco. Gac Méd Caracas [online]. 2004. Disponível em http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0367-47622005000300012. Acesso em: 28 fev. 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

VALENTÍN, Ismael Forte. A Reforma Protestante e a educação. Revista de Educação do Cogeime – Ano 19 – n. 37 – julho/dezembro 2010. Disponível em http://www.ipbg.org.br/wp-content/uploads/2015/01/a_biblia_e_a_reforma_protestante_complemento.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

VILLEGAS, Patricia. La actualidad del Quijote. La Colmena, núm. 73, enero-marzo, 2012, p. 9-14. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5573093. Acesso em: 26 fev. 2021.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-12-11

Come citare

SILVEIRA, M. R.; BOFF, J.; AQUINO, I. C. A DUALIDADE CÔMICA DA TRISTE FIGURA: UM ESTUDO SOBRE A CARNAVALIZAÇÃO BARROCA DA OBRA DON QUIJOTE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 70, p. 132–150, 2021. DOI: 10.9771/ell.i70.44103. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/44103. Acesso em: 27 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS / ARTICLES