A DUALIDADE CÔMICA DA TRISTE FIGURA: UM ESTUDO SOBRE A CARNAVALIZAÇÃO BARROCA DA OBRA DON QUIJOTE
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i70.44103Palabras clave:
Carnavalização, Dualidade, Barroco, Don QuijoteResumen
Este artigo tem como objetivos principais analisar a primeira parte da obra Don Quijote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha, à luz de Mikhail Bakhtin (1981, 2013) e apresentar algumas reflexões sobre as características do período em que foi escrita, o Barroco, com o apoio de López et al. (2004), Valentín (2010) e Villegas (2012). Para tanto, apresentam-se os principais pontos sobre a carnavalização e sua origem na Idade Média e as questões do riso e da dualidade de mundo, além do Barroco como importante período surgido de uma reação católica, que movimentou distintas instâncias, como a arte literária. A metodologia utilizada caracteriza o artigo como qualitativo-descritivo e bibliográfico. Por meio da análise, mostram-se as dualidades como a loucura e razão, além da construção ficcional e a inspiração medieval.
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Citas
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