PÓS-MÉTODO E CULTURA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ITALIANO/LE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.58996

Palabras clave:

Pós-Método, Cultura, Ensino-aprendizagem, Italiano

Resumen

O presente artigo discorre sobre alguns questionamentos e algumas reflexões iniciais a respeito da cultura no ensino-aprendizagem de italiano como língua estrangeira pelo viés da Pedagogia Pós-Método, elaborada por Kumaravadivelu, que tem em seu cerne um compromisso didático, mas, também, – e por isso mesmo o seu diferencial – um compromisso político. De caráter bibliográfico e exploratório, a discussão buscou, ainda, verificar uma possível aplicabilidade da referida pedagogia a partir de uma atividade presente na seção cultural de uma unidade didática do manual Nuovissimo Progetto Italiano 1, da editora Edilingua. Os resultados parciais demonstraram que é possível aplicar o Pós-Método em sala de aula, desde que docentes e discentes façam uso de outros insumos, já que o vocabulário do manual se mostrou insuficiente para atingir este fim.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wellington de Jesus Neves Rodrigues, Universidade de São Paulo

Doutorando em Letras - Língua, Literatura e Cultura Italianas (Bolsista CAPES) na Universidade de São Paulo. Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre em Letras Neolatinas - Literatura Italiana (2022) e Licenciado em Letras - Português e Italiano (2021). 

Citas

ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa; MAYRINK, Mônica Ferreira; OLIVEIRA, Rosângela Dantas de. Repensando a relação entre metodologia, tecnologia e formação docente no ensino de línguas. Intercâmbio, v. 45, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/50454. Acesso em: 22 set. 2023.

ARANTES, Poliana Coeli Costa. Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos saberes. Pandaemonium Germanicum, v. 21, n. 34, p. 1-30, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/143789. Acesso em: 03 nov. 2021.

BALBONI, Paolo E. Le sfide di Babele. Insegnare le lingue nelle società complesse. 4. ed. Torino: UTET Università, 2015.

BOLOGNINI, Carmen Zink. Livro didático: Cartão postal do país onde se fala a língua-alvo. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 17, n. 1, p. 43-56, 2012. Disponível

em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639174. Acesso em: 19 out. 2021.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Tradução de: Maria Joana Pimentel do Rosário e Nuno Verdal Soares. 1. ed. Porto: ASA, 2001.

KRAMSCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana, Revista de Estudos do Discurso, v. 12, n. 3, p. 134-152, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/8B3QB3FB5Nv7KFZRmrXrS5H/?lang=pt. Acesso em: 29 set. 2023.

LANDULFO, Cristiane; CARAMORI, Alessandra Paola; VIANA, Adriane. A pluralidade linguístico-cultural do italiano e o silêncio dos materiais didáticos. Revista de Italianística, n. 36, p. 58-70, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/153270. Acesso em: 05 out. 2021.

MARIN, Telis. Nuovissimo Progetto Italiano 1. Corso di lingua e civiltà italiana. Libro dello studente. Roma: Edilingua, 2019.

MENDES, Edleise. A ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-aprendizagem de LE/L2. EntreLínguas, v. 1, n. 2, p. 203-221, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8060. Acesso em: 05 out. 2021.

MENDES, Edleise. Educação Linguística Intercultural. In: MATOS, Doris; LANDULFO, Cristiane (org.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 123-134.

ORTALE, Fernanda Landucci. Introdução ao pós-método no ensino de línguas. 1. ed. Campinas, SP: Pontes, 2023.

ORTALE, Fernanda Landucci; FERRI, Solange Aparecida Cavalcante; SILVA, Marcos Airam Ribeiro. A Pedagogia Pós-Método: o ensino de línguas como compromisso político para além da sala de aula: Revista de Italianística, n. 42, p. 176-189, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/185215. Acesso em: 15 set. 2023.

PORCELLATO, Adriana Mendes. Aspectos culturais e interculturais nos livros didáticos de língua estrangeira: italiano e inglês em confronto. 2013. 168 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2021.

UPHOFF, Dörthe. O Caráter institucional do uso do livro didático no ensino de língua estrangeira. Revista Intercâmbio, v. 17, p. 131-141, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3579. Acesso em: 19 out. 2021.

WEIDENHILLER, Ute. La competenza interculturale. In.: SERRA BORNETO, Carlo (org.). C'era una volta il metodo: Tendenze attuali nella didattica delle lingue straniere. 4. rist. Roma: Carocci, 2002. p. 209-226.

Publicado

2024-09-28

Cómo citar

RODRIGUES, W. de J. N. PÓS-MÉTODO E CULTURA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ITALIANO/LE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 78, p. 29–52, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i78.58996. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/58996. Acesso em: 21 nov. 2024.