UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO REMOTO:
CONSTRUINDO SENTIDOS PARA A LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i77.55617Palabras clave:
Letramento Crítico, Variação Linguística, Aulas não presenciaisResumen
Esta pesquisa foi realizada com o intuito de explorar as possibilidades de aprendizagem de maneira remota, diante do contexto da Covid 19. O trabalho se concretiza a partir da estruturação de uma proposta de intervenção com foco no ensino de Língua Portuguesa para o 3º semestre do Técnico Integrado ao EM. Para tanto, selecionamos textos multimodais que abordam a Variação e o Preconceito Linguístico com base no Letramento Crítico. O trabalho fundamenta-se nos preceitos da pesquisa ação com proposição de transposição didática. O conteúdo foi previsto para um período de 9h/aula com atividades síncronas (google meet) e assíncronas (google forms). Como contribuição, este trabalho mostra-se relevante no processo de aprendizagem de LP, pois os estudantes podem ler, refletir, dialogar e produzir textos além de cooperar para o trabalho de educadores interessados em aulas mais interativas.
Descargas
Citas
ALKMIM, Tânia Maria. Sociolinguística - parte I. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à Linguística: Domínios e Fronteiras. v. 1. São Paulo: Cortez Editora, 2001, p. 21-47.
BAGNO, Marcos. Dicionário Crítico de Sociolinguística. 1ª. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
_____. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 49ª. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
BARBETA, Claudia de Faria; ARAÚJO, Kleverson Fernando de. Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais. Odisseia, Natal, RN, v. 1, n. 1, p. 81-97, jan.-jun. 2016.
BARROS, Eliana Merlin Deganutti. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012. 360f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2002.
COSCARELLI, Carla Viana. Ensino de língua: surtos durante a pandemia. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos (orgs.). Tecnologias digitais e escola [recurso eletrônico]: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020.
COSCARELLI, Carla; EVELYN, Daiane. Aprendendo com a linguística. Projeto Redigir UFMG, [s.d.]. Disponível em: <https://www.redigirufmg.org/atividades/reflexao-linguistica> Acesso em: 21 out, 2020.
COSCARELLI, Carla; PROJETO REDIGIR UFMG. Variação Linguística. Projeto Redigir UFMG, [s.d.]. Disponível em: <https://www.redigirufmg.org/atividades/reflexao-linguistica> Acesso em: Acesso em: 21 out, 2020.
DIVERSIFICANDO. Podcast. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC7KbBuytXlJm4kSh56fk-wg. Acesso em 1 jun. 2021.
DUBOC, Ana Paula. Lendo a mim mesma enquanto aprendo com e ensino o outro. In: PESSOA, R.R.; SILVESTRE, V.P.V.; MONTE MÓR, W. (orgs.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras (es) universitárias (os) de inglês. 1. ed. São Paulo: Pá de Palavra, p. 11-24, 2018.
ENCHENDO A LINGUÍSTICA. Enchendo a linguística. Um programa que aborda assuntos linguísticos de uma forma bem simples e divertida. Disponível em: <https://soundcloud.com/enchendo-a-linguistica/enchendo-a-lingu-stica-pgm-10>Acesso em: 21 out. 2020.
ESCAMILLA-Fajardo, Paloma; ALGUACILl, Mario; LÓPEZ-CARRIL, Samuel. Incorporating TikTok in higher education: Pedagogical perspectives from a corporal expression sport sciences course. J. Hosp. Leis. Sport Tour. Educ, 28, 100302, 2021.
HAYES, Clare; STOTT, Katherine; LAMB, Katie J.; HURST, Glenn A. “Making Every Second Count”: Utilizing TikTok and Systems Thinking to Facilitate Scientific Public Engagement and Contextualization of Chemistry at Home. J. Chem. Educ, 97, p. 3858-3866, 2020.
IFMS. Projeto Pedagógico de Curso-Técnico em Mecânica. Campo Grande – MS, 2019. Disponível em: <https://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos institucionais/projetos-pedagogicos/projetos-pedagogicos-dos-cursos-tecnicos/projeto pedagogico-do-curso-tecnico-em-mecanica-campo-grande.pdf. Acesso em:02/03/2021.
JORDÃO, Clarissa; FOGAÇA, Francisco Carlos. Ensino de inglês, letramento crítico e cidadania: um triângulo amoroso bem-sucedido. Revista Línguas & Letras, v. 8, n. 14, p. 79-105, 2007.
JORDÃO, Clarissa Menezes. No Tabuleiro da Professora Tem.... Letramento Crítico? In: JESUS, Dánie Marcelo de Jesus; CARBONIERI, Divanize (org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. 1.ed. Campinas: Pontes Editores, 2016, p. 41-56.
JUNQUEIRA, Eduardo S. A EaD, os desafios da educação híbrida e o futuro da educação. In:RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos (orgs.). Tecnologias digitais e escola [recurso eletrônico]: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020.
LEMANN, Fundação. Boas práticas em sala de aula - estratégias de professores de redes e escolas públicas que se destacam no Brasil. São Paulo, 2018. Disponível em: Acesso em: 02/03/2021
MACHADO, Anna Rachel; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão/SC, v.6, n.3, p. 547- 573, 2006.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario T. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, Ruberval F.; ARAUJO, Vanessa de A. (org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco editorial, p. 128-140, 2011.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, Recife, v. 37, n. 1/2, p. 58-70, dez. 2020.
ROCHA, Cláudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco. Multimodalidade, letramentos e translinguagem: Diálogos para a educação linguística contemporânea. In: SANTOS, L.I.S.; MACIEL, R.F. (orgs.). Formação e prática docente em Língua Portuguesa e Literatura. Campinas: Pontes, 2019, p. 117-144.
ROJO, Roxane. (Re) pensar os multiletramentos na pandemia. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos (orgs.). Tecnologias digitais e escola [recurso eletrônico]: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020.
ROSA, Clara Celina Ribeiro da. Os “menes” sob uma perspectiva semiótica: um estudo de caso das publicações do “Site dos Menes - O grupo”. Revista Temática, A. XIV, n. 9, Setembro/2018. NAMID/UFPB
http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica
SARDINHA, Patrícia Miranda Medeiros. Letramento crítico: uma abordagem crítico social dos textos. Linguagens & Cidadania, v. 20, 2018.
TECENDO PROSA. Aula onlaines... "Mineirês ". Youtube, 4 jun. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q2uyrSTNfyM&t=411s> Acesso em: 3 jun. 2021.
VIA 9GAG. MEME. Site de busca de memes. Disponível em: <https://me.me/i/via-9gag- com gato-sorrindo-74392815ae4143689c923b5341d8afd7>. Acesso em: 3 jun. 2021.