LETRAMENTO DIGITAL E DE REEXISTÊNCIA:
O INSTAGRAM E A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.55614Palabras clave:
Letramento Digital, Educação Antirracista, Letramento de reexistência, Concepção Dialógica, InstagramResumen
Este artigo busca investigar, do ponto de vista da concepção dialógica, o que a interação via Instagram, em páginas que privilegiam discussões e propostas referentes às culturas afro-brasileiras e africanas, propicia de aprendizagem sobre antirracismo e de que maneira essa aprendizagem se vincula aos chamados letramento digital e letramento de reexistência. Para isso, parte-se da pesquisa realizada em três perfis do Instagram: Ativismo Negro, Pretitudes e Precisamos falar de racismo, a fim de esclarecer se essa plataforma de mídia social tem possiblidades de influenciar a aprendizagem sobre antirracismo, considerando, para alcançar esse objetivo, autores do campo da Análise Dialógica do Discurso, da educação antirracista, do letramento digital e dos fundamentos do letramento de reexistência. Nesse sentido, a análise demonstrou que esses sites cumprem sua proposta de mostrar a voz desses povos, buscando instigar muitos interlocutores, inclusive estudantes, a conhecerem melhor as culturas afro-brasileiras, podendo contribuir, desse modo, para uma educação antirracista.
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