A PRESENÇA (AUSÊNCIA) DO PORTUGUÊS PLURICÊNTRICO EM APLICATIVOS DIGITAIS: O CASO DO MEMRISE E DO DUOLINGO

Autores/as

  • José Johnatta Feitosa Teixeira Universidade Federal de Sergipe
  • Rayane Araújo Gonçalves Universidade Federal de Sergipe
  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-5293-0168

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i73.48981

Palabras clave:

Memrise, Duolingo, Português pluricêntrico, Ensino, PLE

Resumen

Este trabalho observa o ensino de português como língua estrangeira em aplicativos digitais. Para isso, a partir de um viés pluricêntrico, descreve dois aplicativos digitais voltados ao ensino de línguas e analisa se há o predomínio de uma norma de língua portuguesa em relação à(s) outra(s). A metodologia aplicada utilizou o procedimento técnico de análise documental, de abordagem qualitativa, com restrição do corpus para atividades dos níveis iniciais e informações contidas nos sites do Duolingo e Memrise. O trabalho tem respaldo nas ideias de Côrrea (2019), Kapp (2012) e Vincent-Layton (2019) em relação ao ensino de PLE em aplicativos, e em autores como Hall (1996) e Batoréo (2014) para questões de língua e aspectos culturais. Os resultados apontam a necessidade de os aplicativos demarcarem o caráter pluricêntrico do português e exporem normas além do português brasileiro e do europeu.

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Biografía del autor/a

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2022-09-27

Cómo citar

TEIXEIRA, J. J. F.; GONÇALVES, R. A.; AZEVEDO, I. C. M. de. A PRESENÇA (AUSÊNCIA) DO PORTUGUÊS PLURICÊNTRICO EM APLICATIVOS DIGITAIS: O CASO DO MEMRISE E DO DUOLINGO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 459–475, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.48981. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/48981. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS