O IMPACTO DO PORTAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / LÍNGUA NÃO MATERNA (PPPLE) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i73.48730Palabras clave:
Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna, Experiência dos utilizadores, Impacto e efeito retroativo, Formação de professoresResumen
O Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE) é uma plataforma online que disponibiliza gratuitamente materiais e recursos didáticos para o ensino de PLE / PLNM elaborados por equipes compostas por especialistas de diferentes países de língua oficial portuguesa. Com mais de 15 mil usuários cadastrados, vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado ao longo dos anos, e muitas pesquisas vêm sendo feitas sobre diferentes aspectos dessa importante ferramenta pedagógica. Contudo, ainda é necessário a reflexão sobre suas funcionalidades e potencialidades a partir do ponto de vista dos utilizadores. Neste artigo, busco identificar possíveis impactos na formação docente que resultam das experiências dos utilizadores cadastrados no PPPLE. Esta investigação, de cunho interpretativista (MOITA LOPES, 1994), envolve geração de registros por meio de um questionário, elaborado no Google Forms, e dos estudos sobre impacto e efeito retroativo (SCARAMUCCI, 2004; CHENG, 2004; VICENTINI, 2015) e formação de professores (CAVALCANTI, 2013; MENDES, 2016). Os resultados apontam que o Portal vem proporcionando reflexões teóricas sobre perspectivas contemporâneas de ensino de PLE, além de experiências práticas que impactam positivamente na formação de professores. No entanto, os resultados também revelam a necessidade de mais investimentos na área de formação docente.
Descargas
Citas
BATORÉO, H. J. Que gramática(s) temos para estudar o Português língua pluricêntrica? Revista Diadorim / Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Volume 16, Dezembro 2014. Disponível em: http://www.revistadiadorim.letras.ufrj.br. Acesso em: jul. 2022.
CAVALCANTI, M. A formação do professor de línguas: towards na extended view of linguistic education. Apresentação realizada no III CLAPFL [Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas]. Taubaté: UNITAU, 2010.
CAVALCANTI, M. C. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: Linguística Aplicada na Modernidade Recente. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2013. p. 211-226.
CHENG, L. The Washback Effect of a Public Examination Change on Teachers’ Perceptions Toward Their Classroom Teaching. In L. Cheng, Y. Watanabe, & A. Curtis, (eds) Washback in language testing: Research contexts and methods. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.
CHENG, L., WATANABE, Y. & CURTIS, A. (eds). Washback in Language Testing – Research Contexts and Methods. Lawrence Erlbaum Associates, New Jersey, 2004.
COSTA, E. V. A reconstrução de um teste estrutural em um teste de desempenho: uma proposta de reflexão. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.
COSTA, E. V. Práticas de formação de professores de português língua adicional em um instituto cultural brasileiro no exterior. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.
COSTA, E. V.; CARVALHO, S. Uso da linguagem e letramento: uma proposta de reflexão sobre a avaliação de proficiência no exame CELPE-BRAS. Revista de Letras Norte@mentos, v. 6, p. 251-266, 2013.
FURTOSO, V. B.; ARAUJO, V. C.; KILLNER, M. As potencialidades do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna como Recurso Educacional Aberto. In: EL KADRI; M. S.; ORTENZI, D. I. G.; RAMOS, S. G. M. Tecnologias digitais no ensino de línguas e na formação de professores: reorganizando sistemas educacionais. Campinas: Pontes, 2017.
HAMP-LYONS, L. Social, professional and individual responsibility in language testing. System 28 (4), Pergamon, 2000, p. 579-591.
JESUS, P. C. S. G. DE; OLIVEIRA, G. M. DE. Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica. Domínios de Lingu@gem, v. 12, n. 2, p. 1043-1070, 2018.
MENDES. E. Pluricentrismo linguístico, ensino e produção de materiais de português LE no PPPLE. In: ORTIZ ALVAREZ, M. L.; GONÇALVES, L. (Orgs.) O mundo do português e o portugês no mundo afora: especificidades, implicações e ações. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, p. 293-310.
MOITA LOPES, L. P da. Pesquisa Interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A., Vol. 10, No. 2, p. 329-338, 1994.
MOITA LOPES, L. P da. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
MOITA LOPES, L. P da. Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá (UFF), v. 27, p. 33-50, 2009.
MULON, K. B. G.; VARGAS, S. L. Materiais didáticos na internet para ensino de português como língua estrangeira. Revista Ao Pé da Letra. Volume 16.1. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/view/231834. Acesso em: fev. 2022.
REIS, L. M. Através do espelho: o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/ Língua Não Materna (PPPLE) sob uma ótima pluricêntrica e intercultural. Dissertação de Mestrado. UFBA. Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27367. Acesso em: dez. 2021.
SCARAMUCCI, M. V. R. Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de línguas. Linguarum Arena – Vol. 2 – Ano 2011 – 103 – 120, 2011.
SCARAMUCCI, M. V. R. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. Trabalhos em Lingüística Aplicada, n. 43 (2), Departamento de Lingüística Aplicada, Unicamp, 2004, p 203-226.
SHOHAMY, E. G. Language policy: hidden agendas and new approaches. London; New York: Routledge, 2006.
VARGENS, A.; ESPÍRITO SANTO, D. O. A abordagem intercultural e a produção de unidades didáticas para o PPPLE. In: MENDES, E.; FURTOSO, V. B. (Orgs.) Revista Platô, v. 4, n. 7, p. 64-79, 2018.
VICENTINI, M. P. Exame nacional do ensino médio: a relevância de pesquisas empíricas sobre validade e efeitos retroativos. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.