LITERATURA E ESTÉTICA: UMA ANÁLISE LUKÁCSIANA DO CONTO O VERÃO FELIZ DA SENHORA FORBES, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Autores/as

  • Andressa Kelly Lima Moura Universidade Federal do Piauí
  • Maria Escolástica de Moura Santos Universidade Federal do Piauí
  • Carolina de Aquino Gomes Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i70.44068

Palabras clave:

Literatura, Estética, Educação, América Latina

Resumen

O presente trabalho parte da análise literária do conto O verão feliz da senhora Forbes, de Gabriel García Márquez, a partir da Estética de Georg Lukács. Essa narrativa aborda a rígida educação imposta por uma preceptora alemã a dois irmãos latino-americanos. A partir dela, é possível construir um estudo literário pertinente que, além de tratar de aspectos narrativos, propõe-se a trabalhar com a interdisciplinaridade reivindicada pela própria narrativa. Dessa forma, propomos um diálogo entre a literatura e a educação, de modo a elucidar os motivos da educação truculenta presente na obra e como a arte amplia e torna sensível este tema. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e utiliza, como método de investigação geral, o materialismo histórico-dialético e, complementarmente, o método translinguístico adotado por Chiampi (1980), que consiste em orientar o texto para o contexto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andressa Kelly Lima Moura, Universidade Federal do Piauí

Estudante de Letras Portugês da Universidade Federal do Piauí, do Departamento de Letras Vernáculas, pesquisa na área de literatura e participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana (NESPEM).

Maria Escolástica de Moura Santos, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará - UFC (2017); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2010) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2004). É Professora Adjunta II da Universidade Federal do Piauí, Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE, área de Fundamentos Históricos e Culturais da Educação. É Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana (NESPEM). Discute temas relacionados às categorias Trabalho, Formação Humana, Educação e Pobreza.

Carolina de Aquino Gomes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Letras com área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora Assistente do Curso de Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde desenvolve pesquisas sobre o mal e a morte em Literaturas de Língua Portuguesa. Também desenvolve estudos sobre a obra de José Saramago no que diz respeito ao insólito e a linguagem. Carolina de Aquino também é subcoordenadora do Núcleo de pesquisa em Literatura Contemporânea - NUPLIC (UFPI), membro do Grupo de pesquisa ?Tradição, Mitos e Lendas: estudos de literatura comparada? (UFC), mais especificamente da linha de pesquisa intitulada ?Vertentes do mal na literatura?, além de coordenar o Grupo de estudos sobre o mal na Literatura (UFPI).

Citas

CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso. São Paulo: Perspectiva, 1980.

COSTA, Adriane Vidal. O boom da literatura latino-americana, o exílio e a revolução cubana. Dimensões. Vitória, n. 29, p. 133-164, 2012. Disponível em: [https://periodicos.ufes.br/dimensoes/article/view/5535/0]. Acesso em: 15/07/2020.

DIÓGENES, Lenha Aparecida da Silva. György Lukács e Honoré de Balzac: um diálogo entre estética, literatura e formação humana. 2019. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

DIÓGENES, Lenha Aparecida Silva; RABELO, Jackline; CARMO, Francisca Maurilene do. Trabalho e arte: uma reflexão sobre os fundamentos da estética marxista. In: RABELO, Jackline; SANTOS, Deribaldo; ARAÚJO, Adéle Cristina Braga (Org.). Trabalho, estética e formação humana. Fortaleza: EdUECE, 2019.

FREDERICO, Celso. Lukács: um clássico do século XX. São Paulo: Moderna, 1997.

LLOSA, Mário Vargas. Dicionário amoroso da América Latina. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

LUKÁCS, Georg. Prólogo da obra “Estética”. In: VEDA, Miguel; COSTA, Gilmaisa; ALCÂNTARA, Norma (Org.). Anuário Lukács 2017. São Paulo: Instituto Lukács, 2017.

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética Marxista: sobre a Particularidade como Categoria Estética. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.

MAGALHÃES, Belmira. A particularidade estética em Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 2.ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2015.

MÁRQUEZ, Gabriel García. A solidão da América Latina. 1982. Disponível em: [http://thomasvconti.com.br/2014/discurso-de-gabriel-garcia-marquez-ao-receber-o-premio-nobel-de-literatura/]. Acesso em: 29/06/2020.

MÁRQUEZ, Gabriel García. Doze contos peregrinos. 25.ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2014.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. 1.ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2011. p. 94-132.

REIS, Ricardo. O espaço da latino-americanidade. Crítica Literária Latino Americana, Lima, 1988, p. 25-37. Disponível em: [www.jstor.org/.] Acesso em: 6/05/2020.

SANTOS, Deribaldo. Estética em Lukács: a criação de um mundo para chamar de seu. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.

VIEIRA, Felipe de Paulo Góis. (Des)Construindo identidades: estudo das representações dos latino-americanos presentes na obra Doze Contos Peregrinos de Gabriel García Márquez. 2008. 93 p. Monografia (graduação em História). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2008.

Publicado

2021-12-11

Cómo citar

MOURA, A. K. L.; SANTOS, M. E. de M.; GOMES, C. de A. LITERATURA E ESTÉTICA: UMA ANÁLISE LUKÁCSIANA DO CONTO O VERÃO FELIZ DA SENHORA FORBES, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 70, p. 211–235, 2021. DOI: 10.9771/ell.i70.44068. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/44068. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS / ARTICLES