LITERATURA E ESTÉTICA: UMA ANÁLISE LUKÁCSIANA DO CONTO O VERÃO FELIZ DA SENHORA FORBES, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i70.44068Palabras clave:
Literatura, Estética, Educação, América LatinaResumen
O presente trabalho parte da análise literária do conto O verão feliz da senhora Forbes, de Gabriel García Márquez, a partir da Estética de Georg Lukács. Essa narrativa aborda a rígida educação imposta por uma preceptora alemã a dois irmãos latino-americanos. A partir dela, é possível construir um estudo literário pertinente que, além de tratar de aspectos narrativos, propõe-se a trabalhar com a interdisciplinaridade reivindicada pela própria narrativa. Dessa forma, propomos um diálogo entre a literatura e a educação, de modo a elucidar os motivos da educação truculenta presente na obra e como a arte amplia e torna sensível este tema. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e utiliza, como método de investigação geral, o materialismo histórico-dialético e, complementarmente, o método translinguístico adotado por Chiampi (1980), que consiste em orientar o texto para o contexto.
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Citas
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