A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA E O APAGAMENTO DO /R/ FINAL DE PALAVRAS NA ESCRITA DE CRIANÇAS BAIANAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA

Autores

  • Amanda Freitas Universidade Estadual de Campinas
  • Pablo Picasso Feliciano de Faria UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i77.56372

Palavras-chave:

Aquisição da escrita, Consciência metalinguística, Apagamento do /R/, Coda, Pandemia

Resumo

A Consciência Metalinguística (CM) tem papel na aquisição da escrita (Barrera; Maluf, 2003). O apagamento do /R/ na fala é encontrado também na escrita, conforme Dutra e Pinto (2014) e Santos e Costa (2013). Investigou-se a relação entre a CM e a realização do /R/ em final de palavra na escrita de crianças em alfabetização. Participaram do estudo 58 alunos do 1º ao 3º ano de uma escola particular e de uma escola pública de Feira de Santana, Bahia. Crianças de séries mais avançadas mostraram melhor desenvolvimento da escrita e menos apagamento do /R/. Contextos de ressilabificação, na oralidade, não afetaram a realização do /R/ final. Encontramos uma correlação moderada à forte entre o índice de CM obtido e o desempenho em tarefas de escrita e ditado de palavras terminadas em /R/. O contexto da pandemia pode ter influenciado o desempenho das crianças.

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Biografia do Autor

Amanda Freitas, Universidade Estadual de Campinas

Aluna de doutorado

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

DE FREITAS, A. C.; FELICIANO DE FARIA, P. P. A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA E O APAGAMENTO DO /R/ FINAL DE PALAVRAS NA ESCRITA DE CRIANÇAS BAIANAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 77, p. 261–289, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i77.56372. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/56372. Acesso em: 20 jul. 2024.