A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA E O APAGAMENTO DO /R/ FINAL DE PALAVRAS NA ESCRITA DE CRIANÇAS BAIANAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA

Autores

  • Amanda Freitas Universidade Estadual de Campinas
  • Pablo Picasso Feliciano de Faria UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i77.56372

Palavras-chave:

Aquisição da escrita, Consciência metalinguística, Apagamento do /R/, Coda, Pandemia

Resumo

A Consciência Metalinguística (CM) tem papel na aquisição da escrita (Barrera; Maluf, 2003). O apagamento do /R/ na fala é encontrado também na escrita, conforme Dutra e Pinto (2014) e Santos e Costa (2013). Investigou-se a relação entre a CM e a realização do /R/ em final de palavra na escrita de crianças em alfabetização. Participaram do estudo 58 alunos do 1º ao 3º ano de uma escola particular e de uma escola pública de Feira de Santana, Bahia. Crianças de séries mais avançadas mostraram melhor desenvolvimento da escrita e menos apagamento do /R/. Contextos de ressilabificação, na oralidade, não afetaram a realização do /R/ final. Encontramos uma correlação moderada à forte entre o índice de CM obtido e o desempenho em tarefas de escrita e ditado de palavras terminadas em /R/. O contexto da pandemia pode ter influenciado o desempenho das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Freitas, Universidade Estadual de Campinas

Aluna de doutorado

Referências

ABAURRE, Maria Bernadete Marques. Horizontes e limites de um programa de investigação em aquisição da escrita. In: LAMPRECHT, Regina (org.). Aquisição da Linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS. 1999, p. 167-186.

BARRERA, Sylvia Domingos; MALUF, Maria Regina. Consciência metalingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, n. 3, p. 491-502, 2003. Disponível em: [https://www.scielo.br/pdf/prc/v16n3/v16n3a08.pdf] Acesso em: 22/07/2020.

BISOL, Leda. O sândi e a ressilabação. Letras de hoje, v. 31, n. 2, p. 159-168, 1996.

BISOL, Leda. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 3. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.

BRANDÃO, Maria Hellen. Uma abordagem fonológica da segmentação na escrita de alunos do ensino fundamental II. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

CALLOU, Dinah; SERRA, Carolina. Variação do rótico e estrutura prosódica. Revista do GELNE, v. 14, n. 1/2, p. 41-57, 2012. Disponível em: [https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9363] Acesso em: 30/06/2020.

CALLOU, Dinah; SERRA, Carolina; CUNHA, Cláudia. Mudança em curso no português brasileiro: o apagamento do R no dialeto nordestino. Revista da ABRALIN, v. 14, n. 1, 2015. Disponível em: [https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1238] Acesso em: 30/06/2020.

CHOMSKY, Noam. New Horizons in the Study of Language and Mind. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

_____. Knowledge of Language: Its nature, origin and use. New York: Praeger, 1986.

COSTA, Geisa Borges da. O apagamento do rótico em coda silábica na escrita de estudantes catuenses. 2021. 141f. Dissertação. (Mestrado em Letras e Linguística. Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

CURTAIN, Helena Anderson; DAHLBERG, Carol Ann. Languages and children, making the match: New languages for young learners. Allyn & Bacon, 2004.

DUTRA, Ester Nunes da Silva; PINTO, Marinazia Cordeiro. O apagamento dos róticos em coda silábica na escrita dos alunos do Ensino Fundamental. In: VI SINEFIL, 2014, UERJ. Revista Philologus, Anais do VI SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr. 2014, p. 537-547. Disponível em: [http://www.filologia.org.br/vi_sinefil/resumos/o_pagamento_dos_roticos_em_ESTER.pdf] Acesso em: 05/09/2021.

EHRI, Linnea C. Word consciousness in readers and prereaders. Journal of educational psychology, v. 67, n. 2, p. 204-212, 1975. Disponível em: Acesso em: [https://psycnet.apa.org/record/1975-29334-001] 26/01/2022.

FAYOL, Michel. Aquisição da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas, 1999.

FREITAS, Amanda Cristina de; LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira. O apagamento do /R/ em coda final de nomes e verbos infinitivos na escrita escolar de alunos do 8º ano. Revista Investigações, v. 34, n. 2, p. 1-26, 2021. Disponível em: [https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/251221] Acesso em: 22/12/2021.

GROLLA, Elaine; SILVA, Maria Cristina Figueiredo. Para conhecer: aquisição da linguagem. São Paulo: Contexto, 2014.

KAIL, Michèle. Aquisição de linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Interferências da oralidade na aquisição da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 30, p.31-38, 1997. Disponível em: [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639269] Acesso em: 14/01/2022.

LORANDI, Aline; CRUZ, Carina Rebello; SCHERER, Ana Paula Rigatti. Aquisição da linguagem. Verba Volant, v. 2, n. 1, p. 144-66, 2011. Disponível em: [https://www.researchgate.net/publication/269036846_AQUISICAO_DA_LINGUAGEM] Acesso em: 21/07/2020.

MALUF, Maria Regina; BARRERA, Sylvia Domingos. Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares. Psicologia: Reflexão e crítica, v. 10, n. 1, p. 125-145, 1997. Disponível em: [https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79721997000100009&script=sci_arttext&tlng=pt] Acesso em: 23/07/2020.

MESSIAS, Eveline Souza. O apagamento do /R/ em formas verbais infinitas em textos escolares: uma proposta de intervenção. 2019. Dissertação. (Mestrado em Linguística) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.

NASCIMENTO, Silvana Santos Damasceno. A importância da consciência fonológica para o aprimoramento da escrita: práticas de (re) alfabetização e letramento. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

PETERS, Ann M. The units of language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

QUEIROZ, Michele; SOUSA, Francisca Genifer Andrade; PAULA, Genegleisson Queiroz. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-9, agosto 2021. Disponível em: [https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057] Acesso em: 12/04/2022.

REGO, Lúcia Lins Browne. Diferenças individuais na aprendizagem inicial da leitura: Papel desempenhado por fatores metalingüísticos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 11, p. 51-60, 1995. Disponível em: [https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17212] Acesso em: 30/07/2021.

REGO, Lúcia Lins Browne; BUARQUE, Lair Levi. Consciência sintática, consciência fonológica e aquisição de regras ortográficas. Psicologia: reflexão e crítica, v. 10, p. 199-217, 1997. Disponível em: [https://www.scielo.br/j/prc/a/QtYNd8sFbC8TRGzLMQWjktg/abstract/?lang=pt] Acesso em: 21/07/2020.

REIMERS, Fernando M. Chapter 1 Learning from a Pandemic. The Impact of COVID- 19 on Education Around the World. In: _____. Primary and secondary education during COVID-19: disruptions to educational opportunity during a pandemic. Switzerland: Springer Nature, 2022. p. 1-38.

SANTOS, Marivan de Souza; COSTA, Geisa Borges da. Apagamento de /R/ final: reflexo da fala na escrita de alunos de zona rural e urbana. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, p. 73-77, 2013. Disponível em: [http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/cnlf/12/05.pdf] Acesso em: 5/09/2021.

SANTOS, Raquel Santana. Adquirindo a fonologia de uma língua: produção, percepção e representação fonológica. ALFA: Revista de Linguística, v. 52, n. 2, p. 465-481, 2008.

SANTOS, Silvana de Fátima dos; DAL RI, Neusa Maria.. Impactos da pandemia de COVID-10 em um curso integrado ao Ensino Médio. Reflexão E Ação, v. 29, n. 3, p. 141-159. novembro, 2021. Disponível em: [https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16554] Acesso em: 16/06/2022.

SAÚDE, Sandra; RODRIGUES, Ana Isabel. Efeitos da situação pandêmica COVID19 nos processos de aprendizagem e de investigação social: Resultados preliminares de um estudo exploratório qualitativo com estudantes em formação pós-graduada numa Instituição de Ensino Superior portuguesa. New Trends in Qualitative Research, v. 9, p. 66-78, julho 2021. Disponível em: [http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.66-78] Acesso em: 16/06/2022.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

DE FREITAS, A. C.; FELICIANO DE FARIA, P. P. A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA E O APAGAMENTO DO /R/ FINAL DE PALAVRAS NA ESCRITA DE CRIANÇAS BAIANAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 77, p. 261–289, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i77.56372. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/56372. Acesso em: 30 jun. 2024.