A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA E O APAGAMENTO DO /R/ FINAL DE PALAVRAS NA ESCRITA DE CRIANÇAS BAIANAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i77.56372Parole chiave:
Aquisição da escrita, Consciência metalinguística, Apagamento do /R/, Coda, PandemiaAbstract
A Consciência Metalinguística (CM) tem papel na aquisição da escrita (Barrera; Maluf, 2003). O apagamento do /R/ na fala é encontrado também na escrita, conforme Dutra e Pinto (2014) e Santos e Costa (2013). Investigou-se a relação entre a CM e a realização do /R/ em final de palavra na escrita de crianças em alfabetização. Participaram do estudo 58 alunos do 1º ao 3º ano de uma escola particular e de uma escola pública de Feira de Santana, Bahia. Crianças de séries mais avançadas mostraram melhor desenvolvimento da escrita e menos apagamento do /R/. Contextos de ressilabificação, na oralidade, não afetaram a realização do /R/ final. Encontramos uma correlação moderada à forte entre o índice de CM obtido e o desempenho em tarefas de escrita e ditado de palavras terminadas em /R/. O contexto da pandemia pode ter influenciado o desempenho das crianças.
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