UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO REMOTO:

CONSTRUINDO SENTIDOS PARA A LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Lourdes Pamela Souza do Nascimento
  • Beatriz Aparecida Alencar IFMS
  • Letícia Barbosa da Silva Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i77.55617

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Variação Linguística, Aulas não presenciais

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o intuito de explorar as possibilidades de aprendizagem de maneira remota, diante do contexto da Covid 19. O trabalho se concretiza a partir da estruturação de uma proposta de intervenção com foco no ensino de Língua Portuguesa para o 3º semestre do Técnico Integrado ao EM. Para tanto, selecionamos textos multimodais que abordam a Variação e o Preconceito Linguístico com base no Letramento Crítico. O trabalho fundamenta-se nos preceitos da pesquisa ação com proposição de transposição didática. O conteúdo foi previsto para um período de 9h/aula com atividades síncronas (google meet) e assíncronas (google forms). Como contribuição, este trabalho mostra-se relevante no processo de aprendizagem de LP, pois os estudantes podem ler, refletir, dialogar e produzir textos além de cooperar para o trabalho de educadores interessados em aulas mais interativas.

 

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

SOUZA DO NASCIMENTO, L. P.; ALENCAR, B. A.; BARBOSA DA SILVA CAVALCANTE , L. . UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO REMOTO: : CONSTRUINDO SENTIDOS PARA A LÍNGUA PORTUGUESA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 77, p. 211–232, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i77.55617. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55617. Acesso em: 20 jul. 2024.