INDÚSTRIA CULTURAL E IDEOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i87.32099

Palavras-chave:

Ideologia. Emancipação. Cinema. Cultura de massa. Escola de Frankfurt.

Resumo

O trabalho parte da análise de conteúdo para abordar as discussões sobre o conceito de indústria cultural cunhado e analisado por Theodor Adorno e Max Horkheimer e seu desdobramento no livro Teoria Estética de Adorno, em especial sobre o cinema. O conceito compreende o caráter comercial e o modo de produção industrial das produções culturais no capitalismo, tratadas, inclusive, como mercadorias e suas consequências sobre o público, atuando principalmente como instrumento de manipulação ideológica na visão adorniana. Entretanto, em Teoria Estética, o autor avança a discussão e admite que, apesar da presença da ideologia, a indústria cultural poderia também desenvolver um espaço alternativo para produções massificadas. Posteriormente, Frederic Jameson, inspirado no trabalho de Adorno, traçou linha semelhante, ao perceber que os produtos da indústria cultural não seriam apenas ideológicos. Para além de Adorno, afirmava que eles também poderiam ser utópicos, pois a cultura de massa atrai o público com promessas coletivas e individuais de um futuro melhor.

 

CULTURAL INDUSTRY AND IDEOLOGY

This article, based on content analysis, analyzes the discussions about the concept of cultural industry coined and analyzed by Theodor Adorno and Max Horkheimer and its unfolding in the book Adorno’s Aesthetic Theory, especially cinema. The cultural industry or mass culture comprises the commercial character and industrial mode of production of cultural productions in capitalism, treated even as commodities and their consequences to the public, acting mainly as an instrument of ideological manipulation in the adornian view. However, in Aesthetic Theory, Adorno advances the discussion and admits that despite the presence of ideology, the cultural industry could also develop an alternative space to mass productions. Later Frederic Jameson, inspired by Adorno’s work, draws a similar line in which he realizes that the products of the cultural industry would not only be ideological, and in addition to Adorno, he asserted that they could also be utopian, as mass culture attracts the public with collective and individual promises of a better future.

Keywords: Ideology. Emancipation. Movie theater. Mass culture. Frankfurt School.

 

INDUSTRIE CULTURELLE ET IDÉOLOGIE

De l’analyse de contenu, analyse les discussions sur le concept d’industrie culturelle inventé et analysé par Theodor Adorno et Max Horkheimer et son déploiement dans le livre La théorie esthétique d’Adorno, en particulier le cinéma. L’industrie culturelle ou culture de masse comprend le caractère commercial et le mode de production industriel des productions culturelles du capitalisme, même traitées comme des marchandises et leurs conséquences pour le public, agissant principalement comme un instrument de manipulation idéologique selon la vision adornienne. Cependant, dans la théorie de l’esthétique, Adorno fait avancer la discussion et admet que, malgré la présence d’une idéologie, l’industrie culturelle pourrait également développer un espace alternatif aux productions de masse. Plus tard, Frederic Jameson, inspiré par le travail d’Adorno, tire un trait similaire dans lequel il réalise que les produits de l’industrie culturelle ne seraient pas seulement idéologiques. En plus d’Adorno, il a affirmé qu’ils pourraient aussi être utopiques promesses collectives et individuelles d’un avenir meilleur.

Mots-clés: Idéologie. Émancipation. Cinéma. Culture de masse. École de Frankfurt.

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Biografia do Autor

Humberto Alves Silva Junior, Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Departamento de Ciências Sociais.

Doutor em Ciências Sociais pela UFBA. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia. Integra o Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Arte (NUCLEART/UFBA) Grupo de Pesquisa em Sociologia da Arte (SOAR/UNIR), desenvolvendo pesquisas na área de Sociologia do Cinema.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Alves Silva Junior, H. (2019). INDÚSTRIA CULTURAL E IDEOLOGIA. Caderno CRH, 32(87), 505–515. https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i87.32099