COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP

Autores

  • Carlos R. S. Milani Universidade Federal da Bahia
  • Francisco Carlos da Conceição Universidade Eduardo Mondlane
  • Timóteo Saba M’Bunde Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v29i76.20072

Palavras-chave:

Cooperação internacional para o desenvolvimento. Cooperação Sul-Sul. Política externa brasileira. Relações Brasil-África. Países africanos de língua oficial portuguesa.

Resumo

Estudos sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento (principalmente nas suas vertentes Norte-Sul e Sul-Sul) têm demonstrado que existem tipos distintos de experiências históricas que mobilizam diferentes atores domésticos e priorizam agendas temáticas com base em motivações políticas e desenhos institucionais variados. Este artigo centra-se nas estratégias do Brasil como fornecedor de cooperação no campo da educação, analisando suas tendências gerais, agendas e atores, contradições e tensões entre interesses públicos e privados. Empiricamente, o artigo também analisa essas questões a partir da atuação brasileira nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com foco no caso de Moçambique e considerando as percepções dos países com os quais o governo brasileiro coopera.

Palavras-chave: Cooperação internacional para o desenvolvimento. Cooperação Sul-Sul. Política externa brasileira. Relações Brasil-África. Países africanos de língua oficial portuguesa.

SOUTH-SOUTH COOPERATION IN EDUCATION AND RELATIONS BRAZIL-PALOP
Carlos R. S. Milani
Francisco Carlos da Conceição
Timóteo Saba M’Bunde

Studies on North-South and South-South development cooperation have demonstrated that there are distinct types of historical experiences, with multiple domestic actors being involved and thematic agendas being reinforced based on different political motivations, as well as various institutional designs conceived by national governments in order to implement their international development cooperation (IDC) strategies. This paper focuses on Brazil’s strategies as a provider of IDC in the field of education (IDC/ED), analysing its general trends, institutional design, agendas and actors, but also presenting an overview of Brazilian IDC/ED in Portuguese-Speaking African Countries (PALOPS), with a case-study on Mozambique, and taking into account the perceptions of beneficiaries.

Keywords: International development cooperation. South-South cooperation. Brazilian foreign policy. Brazil-Africa relations. Portuguese-speaking African countries.

COOPÉRATION SUD-SUD DANS L’ENSEIGNEMENT ET RELATIONS BRÉSIL-PALOP
Carlos R. S. Milani
Francisco Carlos da Conceição
Timóteo Saba M’Bunde

Des études sur la coopération internationale au développement (Nord-Sud et Sud-Sud) ont démontré qu’il existe différents types d’expériences historiques, avec de multiples acteurs nationaux étant impliquées et des agendas thématiques fondées sur des motivations politiques différentes, ainsi que des modèles institutionnels conçus par les autorités nationales afin de mettre en oeuvre leurs stratégies de coopération internationale au développement (CID). Ce document met l’accent sur les stratégies du Brésil en tant que fournisseur de CID dans le domaine de l’éducation (CID/ED), en analysant ses tendances générales, la conception institutionnelle, des agendas et des acteurs, mais présentant également un aperçu de la CID/ED du Brésil dans les pays africains de langue officielle portugaise (PALOP), avec une étude de cas sur le Mozambique, et ceci en tenant compte des perceptions des bénéficiaires.

Mots clés: Coopération internationale pour le développement. Coopération Sud-Sud. Politique étrangère brésilienne. Relations Brésil- Afrique. Pays africains de langue officielle portugaise.

Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh 

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br 

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Biografia do Autor

Carlos R. S. Milani, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Estudos do Desenvolvimento. Professor-adjunto do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), junto ao Programa de Pós- Graduação em Ciência Política. Coordenador do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO, antena Rio de Janeiro). Bolsista de produtividade 1-C do CNPq, da FAPERJ (Cientista do Nosso Estado) e da UERJ (Programa Pró-Ciência). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: cooperação internacional para o desenvolvimento como agenda de política externa; atores e agendas da política externa brasileira; potências emergentes e política externa em perspectiva comparada. Publicações recentes: Brazil’s human rights foreign policy: domestic politics and international implications. Politikon (Abingdon), v. 42, p. 67- 91, 2015; Human rights and international politics: between the construction of universalism and the geopolitics of North-South Relations. Artigos (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), v. 1, p. 7-26, 2015; Brazil?s foreign policy (2003?2010) towards the IMF: rhetorical and political change during Lula government. Canadian Journal of Latin American and Caribbean Studies, v. 40, p. 116-138, 2015.

Francisco Carlos da Conceição, Universidade Eduardo Mondlane

Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Eduardo Mondlane. Suas pesquisas tratam dos efeitos políticos da cooperação internacional para o desenvolvimento em Moçambique.

Timóteo Saba M’Bunde, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciência Política no IESP-UERJ, com graduação em Relações Internacionais pela Universidade Vila Velha e mestrado em Ciência Política no IESP-UERJ. Atualmente desenvolve pesquisas no campo de Política Externa e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

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Publicado

2016-07-21

Como Citar

Milani, C. R. S., da Conceição, F. C., & Saba M’Bunde, T. (2016). COOPERAÇÃO SUL-SUL EM EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-PALOP. Caderno CRH, 29(76). https://doi.org/10.9771/ccrh.v29i76.20072