NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB

Autores

  • Mario Henrique Castro Benevides Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Carlos Henrique Lopes Pinheiro Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v31i82.19826

Palavras-chave:

metodologia, lusofonia, narrativas, estudos de trajetória, educação superior.

Resumo

Tomando a realidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) como ponto de partida, discutem-se abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais e sua revisão no contexto da “lusofonia”. Diversas metodologias qualitativas são abordadas e desnudadas, considerando-se o contexto de sujeitos sociais ligados aos países da CPLP e ao mundo colonial. Na busca por uma sociologia das falas e uma geografia dos discursos, damos ênfase à importância do cotidiano como base de trabalho e reflexão epistemológica. Pensá-lo continuamente a partir das diferenças relacionais que o contexto lusófono provoca, é parte do resultado da reflexão do pesquisador nessa seara.

 

NARRATIVES AND TRAJECTORIES: methodological approaches from UNILAB

Taking the reality of the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB) as a starting point, theoreticalmethodological approaches of the social sciences and their revision in the context of “lusophony” are discussed. Several qualitative methodologies are addressed and detailed, considering the context of social subjects linked to the CPLP countries and the colonial world. In the search for a sociology of speech and a geography of discourses, we emphasize the importance of daily life as a basis for work and epistemological reflection. To think of it continually from the relational differences that the lusophone context causes, is part of the result of the researcher’s considerations in this field.

Keywords: Methodology. Lusophony. Narratives. Trajectory studies. Higher education.

 

NARRATIVES ET TRAJECTOIRES: approches méthodologiques sur la base de l’UNILAB

En prenant comme point de départ la réalité de l’Université pour l’Intégration Internationale de la Lusophonie Afro-brésilienne (UNILAB), nous analysons les approches théoriques et méthodologiques des sciences sociales et nous la reconsidérons dans le cadre de la « lusophonie ». Plusieurs méthodologies qualitatives sont abordées et mises à nu dans le contexte des sujets sociaux liés aux pays de la CPLP et au monde colonial. À la recherche d’une sociologie de la parole et d’une géographie des discours, nous insistons sur l’importance de la vie quotidienne prise comme base de travail et de réflexion épistémologique. Y penser constamment sans perdre de vue les différences relationnelles provoquées par le contexte lusophone, fait partie du résultat de la réflexion du chercheur dans ce champ. 

Mots-clés: Méthodologie. Lusophonie. Récits. Études de trajectoire. Enseignement supérieur.

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Biografia do Autor

Mario Henrique Castro Benevides, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Sociologia. Professor Universidade da Integração
Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Instituto de Humanidades e Letras. Curso de
Licenciatura em Sociologia. Lidera o Grupo de Pesquisa em Narrativa, Política e Pensamento Social
no Sul Global, desenvolvendo pesquisas na área de Ciências Sociais, com ênfase em Teoria Social,
Sociologia Política e Sociologia dos Imaginários e da Cultura. Suas mais recentes publicações são: Os
meios de produção da definição: desenvolvimento, regionalização e poder na ação discursiva do estado
no Brasil. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, p. 221-257, 2017; Condições de trabalho na educação
superior e organização docente na perspectiva recente das políticas educacionais brasileiras. O Público e
o Privado (UECE), v. 25, p. 43-54, 2015.

Carlos Henrique Lopes Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Sociologia. Pós-doutorado em Educação: conhecimento
e inclusão social. Professor do Instituto de Humanidades e Letras e do Mestrado Interdisciplinar em
Humanidades. Lidera o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Educação, Cidades e Territórios,
desenvolvendo pesquisas nas áreas de Educação Superior; Trabalho Docente; Cidades, Territórios e Políticas
Públicas. Suas mais recentes publicações são: O processo de des(re)territorialização na comunidade do
Tomé, Chapada do Apodi-CE. In: Antonio Vieira da Silva Filho; Jeannette Filomento Pouchain Ramos;
Roberto Kennedy Gomes Franco. (Org.). Ensaios Interdisciplinares em Humanidades. 1ed.Fortaleza:
Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2017, v. 1, p. 114-134; A interdisciplinaridade no ensino médio:
apontamentos iniciais sobre reflexões e experiências docentes no Maciço do Baturité-CE. In: Antonio Vieira
da Silva Filho; Jeannette Filomento Pouchain Ramos; Roberto Kennedy Gomes Franco. (Org.). Ensaios
Interdisciplinares em Humanidades. 1ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2017, v. 1,
p. 135-154; Condições de trabalho na educação superior e organização docente na perspectiva recente das
políticas educacionais brasileiras. O público e o privado, v. 01, p. 43-54, 2015.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

Castro Benevides, M. H., & Lopes Pinheiro, C. H. (2018). NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS: abordagens metodológicas a partir da UNILAB. Caderno CRH, 31(82), 169–186. https://doi.org/10.9771/ccrh.v31i82.19826