DESINFORMAÇÃO POLÍTICA E O ENIGMA DA TOLERÂNCIA NAS DISPUTAS ELEITORAIS

Autores/as

  • Jaime Barreiros Neto Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Direito

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v37i0.57249

Palabras clave:

Desinformação, Eleições, Liberdade, Discurso, Tolerância

Resumen

O presente artigo tem como objeto uma reflexão acerca da necessária ponderação entre a viabilização do combate à desinformação nas eleições e a ameaça, inerente a este processo, de supressão da liberdade de expressão e da livre circulação das ideias, fundamentais para a plena efetivação da democracia e do pluralismo político. Como viabilizar o combate à disseminação em massa de mentiras ou “fake news”, prejudiciais à manutenção de um ambiente político tolerante e saudável, em face da necessidade de garantia da liberdade e da tolerância próprias das sociedades democráticas e o do risco do autoritarismo estatal? Na busca da resposta a este dilema, foi realizada uma análise de situações concretas vivenciadas no processo eleitoral brasileiro nos últimos quinze anos à luz da filosofia política relativa à temática da liberdade de expressão e ao combate à intolerância, concluindo-se pela necessidade de priorização de medidas preventivas de combate à desinformação, de forma a evitar que a repressão judicial, eleita como método de salvaguarda democrática, violente as liberdades fundamentais e aniquile a própria democracia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARCELLOS, Ana Paula de. Ponderação, Racionalidade e Atividade Jurisdicional. 1. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.

BARREIROS NETO, Jaime. Direito Eleitoral. 13. ed. Salvador: JusPodivm, 2023.

CAETANO, Marcello. Manual de Ciência Política e Direito Constitucional. 6. ed. Tomo I. Lisboa: Almedina, 2009.

CAPALDI, Nicholas. Introdução. In: CAPALDI, Nicholas (org.). Da liberdade de expressão: uma antologia de Stuart Mill a Marcuse. p. XII, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974.

CARVALHO, L. G. Grandinetti Castanho de. Liberdade de informação e o direito difuso à informação verdadeira. 1. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

CAVALCANTI FILHO, Theóphilo. A liberdade de imprensa na formação constitucional brasileira. In: CLÉVE, Clêmerson Merlin; BARROSO, Luís Roberto (org.). Direito Constitucional: teoria geral da constituição. 2ª tiragem, p. 739, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. (Coleção Doutrinas Essenciais; v. 1.

CÍCERO, Quintus Tullius. Como ganhar uma eleição: um manual político da Antiguidade Clássica para os dias de hoje. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

DAHL, Robert. Sobre a Democracia. Brasília: UNB, 2001.

DAHL, Robert. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EDUSP, 1997.

EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. Belo Horizonte: Vestígio Editora, 2019.

HITLER, Adolf. A conspiração da imprensa judaica internacional. In: CAPALDI, Nicholas (org.). Da liberdade de expressão: uma antologia de Stuart Mill a Marcuse. P. 109-113, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974.

HOLMES, Oliver Wendell. Perigo atual e evidente. In: CAPALDI, Nicholas (org.). Da liberdade de expressão: uma antologia de Stuart Mill a Marcuse. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974.

HUDON, Edward Gerard. Imprensa e liberdade. 1. ed., São Paulo: Lidador, 1965.

JEFFERSON, Thomas Escritos políticos. p. 89, São Paulo: IBRASA, 1964.

LLOSA, Mário Vargas. O chamado da tribo: grandes pensadores para o nosso tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.

MACHADO, Jônatas. Liberdade de expressão: dimensões constitucionais da esfera pública no sistema social. Coimbra, Portugal: Coimbra Editora, 2002.

MARX, Karl. Liberdade de Imprensa. Porto Alegre: L&PM, 2000.

MAULTASCH, Gustavo. Contra toda censura: pequeno tratado sobre a liberdade de expressão. São Paulo: Avis rara, 2022.

MILL, John Stuart. Sobre a liberdade. Campinas: Vide Editorial, 2018.

MILL, John Stuart. Liberdade de pensamento e discussão.. In: CAPALDI, Nicholas (org.). Da liberdade de expressão: uma antologia de Stuart Mill a Marcuse. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974.

MILTON, John. Areopagítica: discurso pela liberdade de imprensa ao parlamento da Inglaterra. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.

POPPER, Karl. A sociedade aberta e seus inimigos. Tomo I. Belo Horizonte: Itatiaia, 1987.

ROBESPIERRE, Maximiliano, Revolução, povo e imprensa. In: CAPALDI, Nicholas (org.). Da liberdade de expressão: uma antologia de Stuart Mill a Marcuse. p. 105-108, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974.

SAMPAIO, Nelson de Sousa. A propaganda e o direito. Rio de Janeiro: [s.n.], 1969.

SAMPAIO, Nelson de Sousa. As ideias-forças da democracia. 1.ed. p. 187-190. Bahia: Imprensa Regina, 1941.

TODOROV, Tzvetan. Os inimigos da democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

WEINBERGER. Andrew. Liberdade e garantias: a declaração de direitos. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1965.

Publicado

2024-05-17

Cómo citar

Barreiros Neto, J. (2024). DESINFORMAÇÃO POLÍTICA E O ENIGMA DA TOLERÂNCIA NAS DISPUTAS ELEITORAIS. Caderno CRH, 37, e024009. https://doi.org/10.9771/ccrh.v37i0.57249

Número

Sección

Dossiê 1