IMPLEMENTANDO A PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: Sociologia de atores secundários

Autores/as

  • Marie-Hélène Sa Vilas Boas Universidade Côte d’Azur. Bureau 420 bis. Faculté de Droit et Science politique. http://orcid.org/0000-0003-0968-3007

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v33i0.33331

Palabras clave:

Participação pública. Brasil. Burocratas. Profissionalização. Tipologia

Resumen

As instituições participativas brasileiras foram analisadas por uma densa literatura que estudou os projetos subjacentes a essas mesmas instituições, o engajamento dos cidadãos e os efeitos variáveis da participação sobre o campo político. Porém, a literatura pouco questionou o papel dos profissionais da participação, ou seja a atuação dos atores específicos que são pagos para conceber, organizar e facilitar as instituições participativas. Este artigo, baseado numa metodologia qualitativa, propõe uma tipologia dos organizadores das instituições participativas no Brasil. A hipótese desenvolvida é que esses atores têm um papel fundamental na delimitação do que significa participar e dos públicos legítimos nas instituições participativas. Ao privilegiar certos perfis de cidadãos, algumas ferramentas ou alguns comportamentos sobre outros, estes atores podem dar às instituições participativas um escopo transformador ou pelo contrário, defini-los como uma simples consulta dos cidadãos.

IMPLEMENTING PUBLIC PARTICIPATION IN BRAZIL: Sociology of secondary actors

Participatory devices in Brazil have been analyzed in a dense literature examining the ambivalent projects pursued through citizen participation, the involvement of citizens in these projects and their varying effects on public policy or the political sphere. What is lacking is an in-depth analysis of the role of public participation professionals (PPPs) in Brazil, namely, the specific actors who are paid to design, implement or facilitate participatory forums. This article uses a qualitative methodology to develop a typology of organizers of some Brazilian participatory mechanisms, by studying their trajectory and conceptions of participation they support. Its aim is to show that these actors are central in defining how citizens should participate and who is part of the legitimate audience. Therefore, PPPs play a major role in reinforcing the transformative scope of a device or, on the contrary, in limiting it to a simple consultation of citizens, through the audience rallied, the tool(s) they choose or the meaning they give to participation.

Keywords: Public participation professional. Participatory democracy. Professionalization. Brazil. Typology. Comparative analysis.

METTRE EN ŒUVRE LA PARTICIPATION PUBLIQUE AU BRESIL: Sociologie d’acteurs secondaires

Les dispositifs participatifs brésiliens ont été analysés par une vaste littérature qui a mis en évidence la diversité des projets poursuivis, les motifs de l’engagement des citoyens et les effets de la participation sur le champ politique. Toutefois, peu de travaux interrogent le rôle joué par les professionnels de la participation, c’est-à-dire les d’acteurs qui définissent, mettent en œuvre et facilitent les assemblées participatives. Cet article présente une typologie des organisateurs de la démocratie participative au Brésil, en se fondant sur une méthodologie qualitative. Il montre que ces acteurs secondaires qui traduisent et mettent en œuvre les projets définis par les élus jouent un rôle de premier plan dans la délimitation de ce que participer veut dire et des publics légitimes. En privilégiant certains comportements, certains outils ou certains acteurs, ces professionnels peuvent renforcer la portée transformatrice des dispositifs participatifs ou au contraire, les restreindre à de simples outils de communication institutionnels.

Mots-clés: Démocratie participative.Professionnalisation. Brésil. Analyse comparative.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marie-Hélène Sa Vilas Boas, Universidade Côte d’Azur. Bureau 420 bis. Faculté de Droit et Science politique.

Doutora em Ciência Politica pelo Instituto de Estudos Políticos d’Aix-enProvence. Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Côte d’Azur. Coordenadora do Programa de mestrado em Ciência Política da Universidade Côte d’Azur. Integra o Laborátorio ERMES, desenvolvendo pesquisas na área da participação política no Brasil. Suas mais recentes publicações são: A participação popular na Assembleia Constituinte: confrontos discursivos sobre um conceito politico. Estudos ibero-americanos, (v. 44, n° 2, 2018); The genesis of participatory democracy in Brazil: a scientific (re)construction. Brazilian Political Science Review (v. 11, n° 1, 2017).

Publicado

2020-07-27

Cómo citar

Sa Vilas Boas, M.-H. (2020). IMPLEMENTANDO A PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: Sociologia de atores secundários. Caderno CRH, 33, e020005. https://doi.org/10.9771/ccrh.v33i0.33331