RELIGIÃO E MÚSICA: variações em busca de um tema
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v26i69.19563Palabras clave:
Religião e música. Origens e funções. Modelos. Instrumentos.Resumen
Música se relaciona com religião de várias maneiras, quer nos sistemas de crença, quer no controle do poder. Ambas são universais da cultura. Como não temos conhecimento dos universais empíricos da própria música, o estudo abrangente de sua associação com o sagrado é um duplo desafio. Concentrando-se no homem e para entendê-lo melhor, optou-se pela busca de origens possivelmente comuns, um processo que não enfatiza os monumentos musicais das religiões propriamente ditas e dos caminhos de salvação, Ocidente e Oriente não esquecidos. A volta ao passado mais remoto, aos milênios em que sons humanamente organizados se articularam em símbolos, é o ponto crucial. Os ângulos, as concepções, as revisões e os métodos de abordagem da parca evidência disponível constituem as variações de nosso título. Do ponto de vista etnomusicológico, as questões que ressurgem não são sobre que tipo de música foi feita, nem sobre os processos pelo quais a música foi primeiramente criada, mas as razões, isto é, sua necessidade de existência (suas funções).
PALAVRAS-CHAVE: Religião e música. Origens e funções. Modelos. Instrumentos.
RELIGION AND MUSIC: variations in search of a theme
Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior
Music relates to religion in a variety of ways, both in the belief systems or in the control of power. Both are culture universals. As we do not know music´s own empirical universals, the comprehensive study of its association with the sacred is a double challenge. Concentrating on man and to understand him better, the search for origins held in common is an option. Though it is a process that de-emphasizes the musical monuments of religions proper and of the ways of salvation, Western and Eastern achievements will not be overlooked. Back to the remote past, the millennia that articulated humanly organized sounds into symbols are of a crucial importance. The angles, ideas, revisions, methods of approach to the lack of available evidence are the variations of our title. From an ethnomusicological perspective, the issues that have been brought back to life are neither about what kind of music was made, nor about the processes by which music was first created, but the reasons, i.e. the need for its existence (functions).
KEYWORDS: Religion and music. Origins and functions. Models. Instruments.
RELIGION ET MUSIQUE: variations à la recherche d’un thème
Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior
Musique se rapporte à la religion dans une variété d´aspects, soit dans les systèmes de croyance, soit dans le contrôle du pouvoir. Tous les deux sont des universaux de la culture. N´ayant pas connaissance des propres universaux empiriques de la musique, l’étude approfondie de son association avec le sacré est un double défi. En se concentrant sur l’homme et pour mieux le comprendre, on a pris l ´option, pour la recherche des origines possiblement communes, un procès qui ne met pas en emphase les monuments musicaux des religions proprement dites et des moyens de salut, les réalisations occidentales et orientales ne sont pas oubliées. Le retour vers le passé lointain, au cours de millénnaires où des sons humainement organisés sont articulés en symboles est d ´une importance cruciale. Les angles, les idées, les révisions, les méthodes d ´approche à l ´ absence de données probantes disponibles sont les variations de notre titre. Du point de vue ethnomusicologique, les questions qui aujourd´hui reviennent à la vie ne sont guère quel genre de musique a été fait, ni les processus par lequel la musique a été crée, mais les motifs, c´est-à- dire la nécessité de son existence (fonctions).
MOTS-CLÉS: Religion et musique. Origines et fonctions. Modèles. Instruments.
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