AUTOCONHECIMENTO, INTROSPECÇÃO E MEMÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i2.19439Palabras clave:
Autoconhecimento. Memória. Ceticismo. IntrospecçãoResumen
O texto se volta para o lugar operativo da memória no autoconhecimento. Servindo-se de referências clássicas, em particular as oriundas do confronto entre empirismo e racionalismo, pretende-se mostrar que o conhecimento do si mesmo, o qual é apenas adquirível por introspecção, é relativamente pobre. Contrapondo-se a estruturas duais de apresentação do problema, sugere-se, no texto, que a clarificação daquilo que pode ser considerado autoconhecimento e introspecção requer a consideração do papel que é desempenhado pela memória e pela avaliação da natureza epistêmica das retrodicções (ou seja, das declarações acerca de eventos passados, neste caso, acerca de eventos mentais passados). Como uma conclusão não definitiva, distinguindo autoconhecimento de autoconhecimento por introspecção, defende-se que o autoconhecimento por introspecção possui pelo menos três características: ter uma estrutura temporal dual baseada na memória, ser direto e possuir autoridade da primeira pessoa.
PALAVRAS-CHAVE: Autoconhecimento. Memória. Ceticismo. Introspecção.
SELF-KNOWLEDGE, INTROSPECTION AND MEMORY
António Marques
The paper addresses the operative place of memory in self-knowledge. Making use of classic references, particularly those stemming from the dispute between empiricism and rationalism, it aims to show that knowledge of the own self, which is only attainable by introspection, is relatively poor. Opposing dual structures of presentation of the problem, the paper suggests that the clarification of what can be considered self-knowledge and introspection requires the consideration of the role played by memory and the evaluation of the epistemic nature of postdictions (i.e., statements about past events – in this case, about mental past events). By way of non-definitive conclusion, distinguishing self-knowledge from self-knowledge by introspection, the paper claims that self-knowledge by introspection has at least three characteristics: it has a dual temporal structure based on memory, it is direct, and it has first-person authority.
KEY-WORDS: Self-knowledge. Memory. Skepticism. Introspection.
CONNAISSANCE DE SOI, INTROPESCTION ET MÉMOIRE
António Marques
L’étude se penche sur le lieu opératif de la mémoire dans la connaissance de soi. Nous nous servons des références classiques et tout particulièrement de celles provenant de la confrontation entre empirisme et rationalisme par introspection. L’intention est de montrer que la connaissance de soi-même, qui ne peut être acquise que par introspection, est relativement pauvre. En opposition aux structures duales de présentation du problème, il est suggéré dans ce texte que pour clarifier ce qui peut être considéré comme connaissance de soi et introspection exige de prendre en considération le rôle joué par la mémoire et par l’évaluation de la nature épistémique des rétrodictions (c’est-à-dire des déclarations concernant des événements passés, dans le cas présent, d’événements mentaux passés). En guise de conclusion qui n’est d’ailleurs pas définitive, et faisant la distinction entre connaissance de soi et connaissance de soi par introspection, notre texte affirme que la connaissance de soi par introspection est dotée au moins de trois caractéristiques : avoir une structure temporelle duale basée sur la mémoire, être direct et posséder l’autorité de la première personne.
MOTS-CLÉS: Connaissance de soi. Mémoire. Scepticisme. Introspection.
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