NOJO, HUMILHAÇÃO E CONTROLE NA LIMPEZA DE SHOPPING CENTERS NO BRASIL E NO CANADÁ

Autores

  • Valquiria Padilha Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v27i71.19316

Palavras-chave:

Terceirização. Nojo. Humilhação. Trabalho Emocional. Shopping Center

Resumo

Este artigo visa a apresentar resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo principal foi analisar criticamente o sofrimento ancorado no trabalho precarizado de limpeza. Foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com 12 trabalhadores de limpeza terceirizados de shopping centers no Brasil e no Canadá. A análise das entrevistas buscou regularidade dos assuntos recorrentes, agrupou elementos para constituir os núcleos temáticos de análise e construiu indícios para realizar a coerência teórica a partir da interpretação das descobertas sistematizadas. A pesquisa mostrou que o nojo e a humilhação dos trabalhadores de limpeza, ao lidarem com o lixo e a sujeira deixados pelos clientes em praças de alimentação e banheiros, são causa de sofrimento e demandam a performance de Trabalho Emocional. Foi possível encontrar, nos dois países, três núcleos temáticos de análise que se inter-relacionam no cotidiano do trabalho terceirizado de limpeza de shopping centers: o nojo, a humilhação e o controle.

PALAVRAS-CHAVE: Terceirização. Nojo. Humilhação. Trabalho Emocional. Shopping Center

DISGUST, HUMILIATION, AND CONTROL IN SHOPPING MALL CLEANING IN BRAZIL AND CANADA
Valquiria Padilha

This article aims to present the results of a qualitative study chiefly intended to critically analyze the suffering anchored on precarious cleaning work. Observation and semi-structured interviews were conducted with 12 outsourced cleaning workers at shopping malls both in Brazil and in Canada. The analysis of the interviews sought the regularity of recurring subjects; it also grouped elements in order to form the analysis’ thematic nuclei, and built indications to provide theoretical consistence based on the interpretation of the systematized findings. The study showed that the disgust and humiliation of cleaning workers while dealing with the garbage and dirt left by clients in food courts and toilets are a cause of suffering and require the performance of Emotional Work. In both countries, we were able find three thematic nuclei of analysis that interrelate in the day-to-day of outsourced cleaning work in shopping malls: disgust, humiliation, and control.

KEYWORDS: Outsourcing. Disgust. Humiliation. Emotional Work. Shopping mall.

DÉGOÛT, HUMILIATION ET CONTRÔLE DANS LE NETTOYAGE DES CENTRES COMMERCIAUX AU BRÉSIL ET AU CANADA
Valquíria Padilha

Le présent article a pour but de présenter les résultats d’une recherche qualitative dont le principal objectif a été d’analyser de manière critique la souffrance ancrée dans le travail précarisé de nettoyage. Des observations et des interviews semistructurées ont été réalisées auprès de 12 employés sous-traitants chargés du nettoyage de centres commerciaux au Brésil et au Canada. L’analyse des interviews a cherché une régularité des sujets récurrents, a regroupé des éléments afin de constituer les noyaux thématiques d’analyse et a construit des indices pour la réalisation de la cohérence théorique à partir de l’interprétation des découvertes systématisées. La recherche a montré que le dégoût et l’humiliation des travailleurs affectés au nettoyage lorsqu’ils entrent en contact avec les ordures et la saleté laissées par les clients dans les lieux de restauration et les toilettes constituent une cause de souffrance et demandent la réalisation d’un travail émotionnel. Il a été possible de trouver, dans les deux pays, trois noyaux thématiques d’analyse qui sont interreliés dans le travail quotidien des employés sous-traitants chargés du nettoyage de centres commerciaux : le dégoût, l’humiliation et le contrôle.

MOTS-CLÉS: Sous-traitance. Dégoût. Humiliation. Travail émotionnel. Centres commerciaux.


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Biografia do Autor

Valquiria Padilha, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Ciências Sociais. Pós-doutorado em Ciências Sociais. Professora na FEA-RP, Universidade de São Paulo (USP). Nos últimos anos, vem pesquisando e publicando sobre: 1) Aspectos psicossociais do trabalho; Sofrimento do trabalhador; Trabalho e emoção; Precarização do trabalho 2) Sociedade de Consumo, Obsolescência programada, Consumismo, Shopping Center. Publicações recentes: Substantial emotions: Rethinking Emotional Labour from a sociomaterial perspective. International Journal of Science Commerce and Humanities (IJSCH), v. 1, p. 83-91, 2013; Da tradição à modernidade: o savoirfaire do mestre de ofício na produção da cerveja e da cachaça artesanais. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 1, p. 25-48-48, 2012; A realidade do trabalho subalterno de limpeza em shopping center. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais (UNESP. Araraquara. Impresso), v. 39, p. 75-98, 2011.

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Publicado

2014-12-05

Como Citar

Padilha, V. (2014). NOJO, HUMILHAÇÃO E CONTROLE NA LIMPEZA DE SHOPPING CENTERS NO BRASIL E NO CANADÁ. Caderno CRH, 27(71). https://doi.org/10.9771/ccrh.v27i71.19316