POLÍTICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: as respostas da comunidade científica

Autores

  • Elizabeth Balbachevsky Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v24i63.19276

Palavras-chave:

América Latina, Política de C, T&I, modos de produção de conhecimento, atitudes dos cientistas, cooperação com atores sociais

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo analisar os padrões de interação que se estabelecem entre cientistas e o ambiente externo à academia, propondo uma tipologia para dar conta de posturas do cientista com relação a essa interação e explorar os desafios que essas diferenças colocam para a política de ciência, tecnologia e inovação contemporânea. O objeto empírico deste trabalho são 16 estudos de caso realizados junto a grupos que se distinguem pela relevância e importância no cenário científico de 4 países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile e México). A análise dos casos estudados mostra que a existência de um mandato institucional forte na direção de uma colaboração estratégica, apoiado em mecanismos de avaliação que reconheçam e direcionem as atividades de cooperação com atores sociais é um fator importante para viabilizar um formato de interação que redunde em ganhos estratégicos para o cientista, na produção de conhecimento socialmente robusto.

PALAVRAS-CHAVE: América Latina, Política de C,T&I, modos de produção de conhecimento, atitudes dos cientistas, cooperação com atores sociais.

POLICIES OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND INOVATION IN LATIN AMERICA: the answers of the scientific community
Elizabeth Balbachevsky

This paper has the objective to analyse the standards of interaction which are established between scientists and the environment outside the academy, proposing a typology capable of standing the  posture of the scientist in relation to this interaction and to explore the challenges that those differences place upon the policy sciences, technology and contemporary innovation. The empirical objective of this paper are 16 case studies performed together with groups that are distinguished due to theirs relevance and importance in the scientific scenery of 4 Latin America’s countries (Argentina, Brazil, Chile and Mexico). The analysis of the cases studied shows that the existence of a institutional mandate strong towards a strategic collaboration sporting tools of evaluation that recognise and guide activities of co-operation with social players is a important factor to enable a format of interaction that leads in a strategic gain to the scientist in the production of robust social knowledge.

KEY WORDS: Latin America, Policy of S,T&I, ways of producing knowledge, scientists attitudes, co-operation with social players.

POLITIQUES DES SCIENCES, DE LA TECHNOLOGIE ET DE L’INNOVATION EN AMÉRIQUE LATINE: les réponses de la communauté scientifique
Elizabeth Balbachevsky

L’objectif de ce travail est d’analyser les interactions entre les scientifiques et l’environnement en dehors de l’université. On y propose une typologie pour rendre compte de la posture des scientifiques par rapport à cette interaction. Ceci pour exploiter les défis posés par ces différences envers la politique des sciences, de la technologie et de l’innovation contemporaine. Sur le plan empirique, 16 études de cas sont réalisées auprèsde groupes choisis en fonction de leur importance dans le cadre scientifique de 4 pays d’Amérique Latine (Argentine, Brésil, Chili et Mexique). L’analyse des cas étudiés montre que l’existence d’un mandat institutionnel solide, en vue d’une colaboration stratégique, est un facteur important pour viabiliser une interaction capable de produire des gains stratégiques pour les scientifiques en vue de la production d’une connaissance socialement robuste. Ce mandat doit être accompagné de mécanismes d’évaluation qui reconnaissent et orientent les activités de coopération avec les acteurs sociaux.

MOTS-CLÉS: Amérique Latine, Politique de C,T&I, modes de production de la connaissance, attitudes des scientifiques, coopération avec les acteurs sociaux.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br  

Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh

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Biografia do Autor

Elizabeth Balbachevsky, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professora associada da Universidade de São Paulo. Livre docente pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Pesquisadora Sênior no Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs) da mesma Universidade. Em 2007 passou a integrar a rede internacional de pesquisa “The Changing Academic Profession - CAP project - que reúne pesquisadores de 19 países para estudar as transformações recentes da profissão acadêmica no contexto da globalização. Participa também da Rede Latino-Americana de Políticas Regionais. Dentro dessa rede, participa da pesquisa “percepções da elite sul-americana sobre os impactos da desigualdade para a sobrevivência da democracia no continente”. No ano de 2009 participou como professora visitante do Programa Europeu de Pós-Graduação em Ensino Superior na Universidade de Tampere, Finlândia, com bolsa Erasmus Mundi da União Européia. Desde 2011 é vice coordenadora do GT “Universidade, Ciência, Inovação e Sociedade”, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS).

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Publicado

2012-05-31

Como Citar

Balbachevsky, E. (2012). POLÍTICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: as respostas da comunidade científica. Caderno CRH, 24(63). https://doi.org/10.9771/ccrh.v24i63.19276