TOTALIDADE E NEGATIVIDADE: a crítica de Adorno à dialética hegeliana
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v24i62.19207Palabras clave:
dialética, negação determinada, totalidade, ilusão socialmente necessária, razão instrumental.Resumen
O artigo pretende explicitar, primeiramente, a crítica de Adorno à associação entre negatividade e totalidade em Hegel, para, em seguida, mostrar que, apesar dessa crítica, o próprio Adorno não dispensa um conceito de totalidade com função explicativa. Somente em um nível micrológico a crítica adorniana parece se justificar, na medida em que o conceito de totalidade é criticado como positivação da sociedade contemporânea. Dessa maneira, sua obra sobre a dialética negativa exercita dois usos distintos dos conceitos de negatividade e totalidade, os quais podem se combinar por meio de sua concepção de totalidade como ilusão socialmente necessária.
PALAVRAS-CHAVE: dialética, negação determinada, totalidade, ilusão socialmente necessária, razão instrumental.
TOTALITY AND NEGATIVITY: Adorno’s critique to
Hegelian dialectic
Luiz Repa
The paper aims to clarify, first, Adorno’s critique of the association between negativity and totality in Hegel, to then show that, despite this criticism, Adorno himself does not dispense with the concept of totality with an explanatory function. Only on a micrological level Adorno’s critique seems justified, in that the concept of totality is criticized as positivation of contemporary society. Thus, his work on the negative dialectic exercises two distinct uses of the concepts of negativity and totality, which can be combined by means of his conception of totality as a socially necessary illusion.
KEYWORDS: dialectics, determinate negation, totality, socially necessary illusion, instrumental reason.
TOTALITÉ ET NÉGATIVITÉ: la critique de Adorno à
la dialectique hégélienne
Luiz Repa
L’article se veut, tout d’abord, d’expliquer la critique d’Adorno à l’association entre la négativité et la totalité de Hegel pour montrer ensuite que, malgré cette critique, Adorno lui-même ne dispense pas un concept de totalité ayant une fonction explicative. Ce n’est qu’à un niveau micrologique que la critique adornienne semble se justifier, dans la mesure où le concept de totalité est critiqué comme positivation de la société contemporaine, Ainsi, son travail sur la dialectique négative s’exerce à deux utilisations distinctes des concepts de négativité et de totalité, qui peuvent être agencés par le biais de sa conception de totalité comme illusion socialement nécessaire.
MOTS-CLÉS: dialectique, négation déterminée, totalité, illusion socialement nécessaire, raison instrumentale.
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