JUVENTUDE, TRABALHO, EDUCAÇÃO: os jovens são o futuro do Brasil?

Autores/as

  • Denise Helena P. Laranjeira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Ana M.F. Teixeira UFS
  • Sylvain Bourdon Universidade de Sherbrooke-Québec

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i49.18859

Palabras clave:

juventude, educação nãoformal, inserção socioprofissional.

Resumen

Este artigo visa a analisar a experiência de Educação Não-Formal (ENF) vivenciada por um conjunto de jovens do bairro de Plataforma — subúrbio da cidade de Salvador. A opção pelo subúrbio de um grande centro urbano está apoiada nos estudos segundo os quais é especialmente nesses cenários que mais se evidencia a ausência do Estado no campo das políticas públicas e onde se concentra a população jovem desfavorecida social e culturalmente. Nesses espaços “esquecidos”, os jovens vivem e enfrentam diferentes estigmas que afetam diretamente seu processo de inserção socioprofissional.

PALAVRAS-CHAVE: juventude, educação nãoformal, inserção socioprofissional.
YOUTH, WORK, EDUCATION: are young people Brazil’s future?
Denise Helena P. Laranjeira
Ana M.F.Teixeira
Sylvain Bourdon

This paper seeks to analyze the experience of Non-Formal Education (in portuguese, ENF) lived by a group of youths of the Plataforma neighborhood, suburb of the city of Salvador. The option for the suburb of a great urban center comes from studies according to which it is especially in those places that the absence of the State is more evidenced in the area of the public policies and where most of the socially and culturally underprivileged young population lives. In those “forgotten” spaces, the youths live and face different prejudices that directly affect their process of social and profissional insertion.

KEYWORD: youth, non-formal education, social and profissional insertion.
LA JEUNESSE, LE TRAVAIL, L’ÉDUCATION: les jeunes sont-ils l’avenir du Brésil?
Denise Helena P. Laranjeira
Ana M.F.Teixeira
Sylvain Bourdon

Cet article se veut d’analyser l’expérience de l’Education Non Formelle (ENF) vécue par un ensemble de jeunes du quartier de Plataforma - banlieue de la ville de Salvador. Le choix de la banlieue d’un grand centre urbain s’est fait à partir d’études selon lesquelles c’est justement dans ces cadres où se concentre une population jeune socialement et culturellement défavorisée que l’absence de l’Etat est la plus évidente en ce qui concerne les politiques publiques. C’est dans ces espaces “oubliés” que les jeunes vivent et sont marqués par différents stigmates qui affectent directement leur processus d’insertion socio professionnelle.

MOTS-CLÉS: jeunesse, éducation non formelle, insertion socio professionnel.

Publicação Online do Caderno CRH:

http://www.cadernocrh.ufba.br

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Biografía del autor/a

Denise Helena P. Laranjeira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação pela Université de Sherbrooke (Québec-Canadá). Atualmente é Professora Adjunta de Sociologia da Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, coordenadora do Curso de Especialização em Educação e Pluralidade Sócio Cultural (DEDU-UEFS). É membro do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Tecnologia e Educação (NETTE-UEFS). Linhas de pesquisa: educação, juventude e inserção socioprofissional.

Ana M.F. Teixeira, UFS

Doutora em Ciências da Educação pela Université Paris VIII. Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS/CECH/Departamento de Educação). Bolsista de Produtividade de Pesquisa da FAPESB e CNPq. Pesquisadora do Grupo Educação e Contemporaneidade.

Sylvain Bourdon, Universidade de Sherbrooke-Québec

Doutor em Sociologia da Educação pela Université de Montréal. Professor titular na Faculdade de Educação – Université de Sherbrooke (Québec-Canadá). Diretor da equipe de pesquisa sobre as transições e aprendizagem (Equipe de Recherche sur les Transitions et l’Apprentissage - ÉRTA). Entre outras publicações organizou o livro Les jeunes et le travail com Mircea Vultur, em 2007 e coordenou a publicação do livro Pratiques et apprentissage de l’écrit dans les sociétés éducatives, com Rachel Bélisle, em 2006.

Publicado

2007-08-02

Cómo citar

Laranjeira, D. H. P., Teixeira, A. M., & Bourdon, S. (2007). JUVENTUDE, TRABALHO, EDUCAÇÃO: os jovens são o futuro do Brasil?. Caderno CRH, 20(49). https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i49.18859