PROFESSORES, TRABALHO E MERCADO

Autores/as

  • Aparecida Neri de Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i49.18856

Palabras clave:

mercado de trabalho, professores, ensino técnico, precarização.

Resumen

Análise do mercado de trabalho, com destaque para os professores do ensino técnico. O estudo indaga de que forma é concretizada a noção de mercado, analisa as formas que assumem a oferta e a procura de trabalho e as diferenciadas possibilidades de contratos de trabalho. Educação é um dos setores que se constituem exceção na queda de emprego e no grau de formalização do mercado de trabalho.

PALAVRAS CHAVES: mercado de trabalho, professores, ensino técnico, precarização.
TEACHERS, WORK AND MARKET
Aparecida Neri de Souza

Analysis of the job market, with prominence for the teachers of the technical areas. This study investigates how the notion of market is rendered, analyzes the shapes that offer and search for work take and the differentiated possibilities of work contracts. Education is one of the sectors that constitute an exception in the loss of jobs and in the degree of formalization of the job market.

KEYWORDS: job market, teachers, technical teaching, precarization.
PROFESSEURS, TRAVAIL ET MARCHE
Aparecida Neri de Souza

Analyse du marché de travail, mettant en évidence les professeurs de l’enseignement technique. Cette étude essaie de voir de quelle manière la notion de marché se matérialise, elle analyse les formes qu’assument l’offre et la demande de travail ainsi que les différentes possibilités de contrats de travail. L’enseignement est l’un des secteurs qui font exception dans la baisse de l’emploi et au niveau de la formalisation du marché du travail.

MOTS-CLÉS: marché du travail, professeurs, enseignement technique, précarisation.

Publicação Online do Caderno CRH:

http://www.cadernocrh.ufba.br

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aparecida Neri de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela UNICAMP, com pós-doutorado pela Université Paris X. É Professora de Sociologia da Educação na UNICAMP, vice-coordenadora do Grupo de Pesquisas em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural (GEPEDISC/ UNICAMP) e pesquisadora principal do projeto Trabalho e formação profissional no campo da cultura: .... (FAPESP). É autora do livro Sou professor, sim senhor (Papirus, 1995, edição esgotada); coordenou com Vicente Rodriguez o dossiê “Mudanças nas relações do trabalho, relações profissionais e formação” (Revista Pro-Posições, 2002), entre outros artigos e publicações científicas. Principal linha de pesquisa: Trabalho e Educação.

Publicado

2007-08-02

Cómo citar

de Souza, A. N. (2007). PROFESSORES, TRABALHO E MERCADO. Caderno CRH, 20(49). https://doi.org/10.9771/ccrh.v20i49.18856