JOVENS, RELIGIOSIDADE E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES ENTRE CAMADAS POPULARES

Autores

  • Russell Parry Scott
  • Jonnhy Cantarelli

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v17i42.18500

Resumo

Neste artigo, questiona-se a relação da religiosidade com os projetos e trajetórias almejados pelos jovens das igrejas Católica, Presbiteriana e Assembléia de Deus. Com base em dados de uma pesquisa comparativa internacional, Jovens e a Cidade, discutem-se as atividades promovidas pelas diferentes igrejas e a noção de moralidade aí inscrita, que condiciona diferenças por gênero e por idade na promoção das práticas religiosas. Associa a formação das redes de jovens nas camadas populares à expectativa de acesso a conhecimentos e habilidades, realçando como o investimento em oportunidades educacionais é variável segundo as diferentes igrejas. Ser ativista jovem de uma igreja orienta o padrão de relações sociais, estabelecendo com quem se deve manter um convívio mais intenso. Exploram-se, por fim, as implicações das diferenças entre a hegemonia católica e as diversas opções religiosas para os projetos juvenis, destacando tanto a estreiteza das redes originadas da Assembléia como o investimento dos Presbiterianos, que favorece mais a mobilidade e a capacitação desses jovens.

Palavras-Chave: juventude, religião, redes sociais, grupos populares urbanos, habilidades e conhecimento.


YOUTH, RELIGIOUSNESS AND ACQUISITION OF KNOWLEDGE AND ABILITIES AMONG POPULAR STRATA

   
This article deals with the relation between religiousness and projects and trajectories of Catholic, Presbyterian and Assembly of God youth. With data from a projecto of comparative international research on Youth and the City, it discusses both activities promoted by, and notions of morality in, the different denominations and presents differences by gender, and by practices. It associates the formation of networks of the lower classes to the expectation of acquiring knowledge and skills for use, highlighting the variance in investment in educational opportunities among the churches. Being actively involved in religion affects with whom you will have a more intense social exchange. The implications of differences between a hegemonic Catholicism which admits a diversity of options, tight networking in the Assembly of God and investment in social mobility and skills by Presbyterians are associated to the projects of the young.

Key Words: youth, religion, social networks, urban poor, skills and knowledge.

LES JEUNES, LA RELIGIOSITE ET L’ACQUISITION DE CONNAISSANCES ET D’HABILETES AU SEIN DES COUCHES POPULAIRES

   
Dans cet article, on s’interroge sur le lien qu’a la religiosité avec les projets et les trajectoires souhaitées par les jeunes des églises Catholiques, Presbytériennes et l’Assemblée de Dieu. A partir des données d’une recherche comparative internationale, Jovens e a Cidade - Les Jeunes et la Ville, on analyse les activités promues par les différentes églises ainsi que la notion de moralité qui les imprègne et qui conditionne les différences par genre et par âge dans la promotion de pratiques religieuses. On associe la formation de réseaux de jeunes dans les couches populaires à l’espoir d’avoir accès à des connaissances et des habiletés, et on montre comment les investissements faits en opportunités éducationnelles varient en fonction des différentes confessions. Pour être jeune activiste dans une église, il faut suivre un modèle de relations sociales qui détermine avec qui avoir une convivialité plus intense. Pour finir, on examine les implications des différences entre l’hégémonie catholique et les diverses options religieuses concernant les projets juvénils, en mettant en évidence autant l’étroitesse des réseaux provenant de l’Assemblée de Dieu que les investissements des Presbytériens favorisant beaucoup plus la mobilité et la préparation de ces jeunes.

Mots-Clés: jeunesse, religion, réseaux sociaux, groupes populaires urbains, habiletés et connaissance.


Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br.

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Publicado

2006-08-30

Como Citar

Scott, R. P., & Cantarelli, J. (2006). JOVENS, RELIGIOSIDADE E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES ENTRE CAMADAS POPULARES. Caderno CRH, 17(42). https://doi.org/10.9771/ccrh.v17i42.18500